As estratégias de aprendizagem de alunos de um curso de pedagogia [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP An89e
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (42 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Evely Boruchovitch
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: A promoção da aprendizagem autorregulada é uma das principais metas educacionais nos dias de hoje. Envolve controle dos processos cognitivos, das emoções e do comportamento. Pesquisas têm mostrado que a capacidade para a aprendizagem autorregulada é passível de ser fomentada durante a...
Resumo: A promoção da aprendizagem autorregulada é uma das principais metas educacionais nos dias de hoje. Envolve controle dos processos cognitivos, das emoções e do comportamento. Pesquisas têm mostrado que a capacidade para a aprendizagem autorregulada é passível de ser fomentada durante a escolarização formal. As estratégias de aprendizagem, sequências d e procedimentos que se utiliza para facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação, constituem-se variáveis-chaves do bom processamento da informação e da aprendizagem autorregulada. Embora, de modo geral, se constate, nos últimos anos, um aumento de estudos sobre estratégias de aprendizagem no ensino fundamental e universitário, pode-se dizer que a literatura nacional acerca desta temática ainda é escassa, em todos os segmentos da escolarização formal. Estudos internacionais e nacionais evidenciam que os alunos universitários de cursos de Formação de Professores não necessariamente usam estratégias de aprendizagem eficientemente para a sua própria aprendizagem nas diversas disciplinas. Tendo em vista a importância de se conhecer melhor as estratégias de aprendizagem e as características do processamento da informação de estudantes que aspiram serem professores, a presente pesquisa teve como objetivos: identificar as estratégias de aprendizagem relatadas por esses alunos e identificar as relações entre as estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas e a ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. Constatou-se que os alunos universitários desta amostra conhecem e utilizam estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas em sua rotina de estudos, o que é um fator extremamente positivo, sendo que está relacionando a um bom desempenho acadêmico, segundo as teorias da Psicologia Cognitiva
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF