A educação aristocrática em Nietzsche [recurso eletrônico] : uma educação para todos e para ninguém
TCC DIGITAL
Português
TCC/UNICAMP C253e
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso serão abordadas as principais concepções acerca da cultura e da educação de Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, a fim de fundamentar a interpretação da educação aristocrática em Nietzsche no período compreendido como o de juventude do filósof o....
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso serão abordadas as principais concepções acerca da cultura e da educação de Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, a fim de fundamentar a interpretação da educação aristocrática em Nietzsche no período compreendido como o de juventude do filósof o. Friedrich Wilhelm Nietzsche foi sem dúvida um dos maiores pensadores e críticos da sociedade moderna. Embora o tema da educação não tenha sido central em sua produção filosófica, Nietzsche teceu importantes e duras críticas à formação (Bildung) oferecida nas instituições de ensino da Alemanha de sua época. As principais críticas feitas pelo filósofo à educação estão centradas no período em que ainda lecionava na Universidade da Basiléia. Período este denominado por seus comentadores como sendo o de juventude do filósofo, e no qual focamos para a análise das críticas do filósofo da educação e cultura alemãs. Para o presente trabalho foram lidos e analisados três textos do filósofo retirados dos livros Escritos sobre Educação e Escritos sobre História. O primeiro livro é composto pelas cinco conferências Sobre o futuro dos Estabelecimentos de ensino, proferidas no ano de 1872, e a III Consideração Intempestiva: Schopenhauer educador, publicado em 1874. O segundo livro é composto por textos do filósofo sobre história, dos quais foi analisada a II Consideração Intempestiva Da Utilidade e desvantagens da História para a vida, também publicada em 1874. Primeiramente será feita com base na bibliografia estudada, uma breve abordagem da vida, obra e contexto histórico da Alemanha dos tempos de Nietzsche. Posteriormente serão abordadas as críticas dirigidas pelo filósofo intempestivo à cultura e à educação difundidas nos estabelecimentos de ensino da Alemanha do século XIX, críticas estas presentes nos textos do filósofo e subsidiadas pelas obras de comentadores de Nietzsche. A partir das concepções do filósofo sobre a cultura e educação, serão abordados aspectos essenciais de seu pensamento que fundamentarão a interpretação da educação aristocrática em Nietzsche.
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