Avaliação na educação infantil [recurso eletrônico] : práticas avaliativas presentes em uma sala de Agrupamento III na Rede Municipal de Campinas
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C213a
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (78 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Márcia Sigrist
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de discutir a questão da Avaliação na Educação Infantil. Para isso, buscou-se identificar as práticas avaliativas presentes no cotidiano de uma sala de Agrupamento III da Rede Municipal de Campinas. A escolha por essa fase específica da educação das...
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de discutir a questão da Avaliação na Educação Infantil. Para isso, buscou-se identificar as práticas avaliativas presentes no cotidiano de uma sala de Agrupamento III da Rede Municipal de Campinas. A escolha por essa fase específica da educação das crianças se deve ao fato de que o Agrupamento III é a última etapa da Educação Infantil, que antecede o Ensino Fundamental, e por isso acreditamos que a avaliação seja mais evidente nesse momento. Procurando compreender o sentido da avaliação na educação das crianças pequenas, abordamos, inicialmente, as várias concepções de infância, de Educação Infantil e de avaliação presentes em nossa sociedade, levando em consideração que estas concepções interferem diretamente na configuração da educação em nosso país, já que esta serve aos interesses da sociedade. Além disso, fizemos um breve histórico da trajetória da Educação Infantil na cidade de Campinas, e apresentamos algumas políticas criadas para atender a demanda por essa etapa da educação no município, com o intuito de mostrar quais foram os motivos que levaram a mudanças na Rede Municipal, como o fim do período integral para crianças maiores de 3 anos, a criação dos agrupamentos multietários, e a ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos. Por fim, fazendo um paralelo com a bibliografia pesquisada, acompanhamos e registramos, entre os meses de maio e setembro de 2012, o trabalho pedagógico realizado em uma sala de agrupamento III de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) da Rede Pública Municipal de Campinas. Fizemos também uma entrevista com a professora responsável pela sala, e enviamos um questionário aos pais, procurando saber quais são suas expectativas em relação à Educação Infantil. Ao final deste trabalho, pudemos concluir que os interesses e as necessidades das crianças pequenas, na maioria das vezes, não são levados em consideração. Isso se confirma pelos dados obtidos nesta pesquisa em relação à Avaliação na Educação Infantil, tanto na bibliografia consultada, como na instituição pesquisada. A avaliação nesse momento da educação, de acordo com o que vimos, não está tão preocupada com o desenvolvimento das crianças e nem com o seu processo de socialização, mas preocupa-se muito mais em discipliná-las e controlá-las, com o objetivo de preparar essas crianças para fases posteriores da educação.
Abstract: Not informed
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