A constituição do sujeito leitor [recurso eletrônico] : acessibilidade, mediação e construção de uma relação dialógica com a leitura
TCC
Português
TCC/UNICAMP H43c
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (49 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho desenvolveu-se à partir da retomada e analise de três situações observadas e vividas por mim em realidades escolares distintas. Relato-as e analiso em cada uma delas as condições em que a leitura foi produzida e os indicadores dos sentidos produzidos pelos sujeitos que delas...
Resumo: Este trabalho desenvolveu-se à partir da retomada e analise de três situações observadas e vividas por mim em realidades escolares distintas. Relato-as e analiso em cada uma delas as condições em que a leitura foi produzida e os indicadores dos sentidos produzidos pelos sujeitos que delas participaram, bem como o papel mediador dos adultos nas relações de leitura descritas, assumindo com Vygotsky que o acesso à leitura e à literatura, como produções histórico-culturais que são, não depende apenas da exposição das novas gerações a elas, mas de alguém que acolha os possíveis jovens leitores, que compartilhe a leitura e a literatura com eles e que os acompanhe em seus percursos de exploração dos textos. Para conduzir as análises dos três episódios recorri ás teses de Vygotsky sobre o desenvolvimento social do psiquismo, destacando, em especial, seu estudo sobre a atividade criadora. Recorri também aos estudos de Michele Petit sobre as relações dos jovens com a leitura e aos pres supostos pedagógicos defendidos por Snyders, segundo os quais o papel social da escola é garantir às novas gerações o acesso às obras primas da cultura humana e sua apropriação por elas, como condição de sua humanização.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF