O mercado de luxo e um panorama sobre o consumo do luxo no Brasil
TCC
Português
TCC/UNICAMP F884m
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
67 p.
Orientador: Paulo Sérgio Fracalanza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O século XX marcou a nova dinâmica do mercado de bens de luxo mundial, em que as pequenas unidades artesanais que deram origem às tradicionais marcas do luxo passaram a integrar os padrões de concorrência da Economia Industrial contemporânea, inaugurados pela Grande Corporação...
Resumo: O século XX marcou a nova dinâmica do mercado de bens de luxo mundial, em que as pequenas unidades artesanais que deram origem às tradicionais marcas do luxo passaram a integrar os padrões de concorrência da Economia Industrial contemporânea, inaugurados pela Grande Corporação norte-americana a partir da década de 60. Desde então, formaram-se grandes conglomerados do luxo, como Louis Vuitton Moët Hennessy, Pinault-Printemps-Redoute e Richemont - os quais são objeto de estudo neste trabalho, responsáveis pelo bom desempenho do mercado, alcançando índices de crescimento consideráveis, principalmente levando-se em consideração as crises internacionais que afetaram a economia global nos últimos anos. O mercado de luxo se torna cada vez mais um mercado massificado, onde consumidores de classe média e países emergentes, como China e Brasil, desempenham, cada vez mais, papel decisivo. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar essa nova dinâmica internacional e seus desdobramentos, com o intuito de questionar e discutir quais são os desafios, as perspectivas e as estratégias definidas pelas grandes empresas do luxo, e de que forma os países emergentes, a partir de uma breve análise sobre o consumo do luxo no Brasil, assumiram posição estratégica neste contexto
Abstract: The twentieth century marked the new dynamics of the global luxury goods market, where small craft units, which originated the traditional luxury brands, have joined the competition patterns of contemporary Industrial Economics, inaugurated by the Great American Corporation after the 60's....
Abstract: The twentieth century marked the new dynamics of the global luxury goods market, where small craft units, which originated the traditional luxury brands, have joined the competition patterns of contemporary Industrial Economics, inaugurated by the Great American Corporation after the 60's. Since then, they formed large clusters of luxury, such as Louis Vuitton Moët Hennessy, Pinault-Printemps-Redoute and Richemont - which are the object of the present study, responsible for the proper performance of the market, achieving substantial growth rates, mainly taking into consideration the international crisis that affected the global economy in recent years. The luxury market is becoming more of a massive market, where middle-class consumers and emerging countries like China and Brazil play increasingly a fundamental role. Therefore, the objective of this study is to analyze this new international dynamics and its consequences, in order to question and discuss what are the challenges, prospects and strategies defined by large companies of luxury, and how the emerging countries, from a brief analysis of the luxury consumption in Brazil, took a strategic position in this context