Exclusão social, vulnerabilidade à exclusão escolar e psicanálise [recurso eletrônico] : a autoscopia como auxílio na construção de uma memória de si
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP B234e
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso onlin (58 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho tem como eixo a compreensão do impacto da exclusão social na dinâmica afetiva de alunos que apresentavam dificuldades esc olares e a análise, no processo de pesquisa desses problemas, dos efeitos da introdução de uma estratégia de investigação/intervenção, denominada...
Resumo: Este trabalho tem como eixo a compreensão do impacto da exclusão social na dinâmica afetiva de alunos que apresentavam dificuldades esc olares e a análise, no processo de pesquisa desses problemas, dos efeitos da introdução de uma estratégia de investigação/intervenção, denominada autoscopia. A autoscopia é um procedimento que se baseia na filmagem de determinada prática e tem por finalidade apreender o cenário e as ações dos indivíduos que compõem uma situação. A pesquisa visou o acompanhamento individual de duas crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem e, no decorrer dos encontros, imagens que continham cenas do cotidiano escolar destas crianças foram selecionadas e projetadas a elas. Este procedimento teve o intuito de funcionar como uma 'memória externa¿ de acontecimentos escolares nos quais as crianças estiveram envolvidas e que não encontraram morada na mente das mesmas. O material coletado durante a pesquisa foi analisado à luz de referenciais teóricos psicanalíticos e, assim, buscamos compreender os efeitos da utilização da autoscopia na superação das dificuldades escolares apresentadas pelas crianças.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF