Projeto político pedagógico na perspectiva do planejamento participativo [recurso eletrônico] : em análise desafios e possibilidades no sistema municipal de ensino de Jundiaí
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP J284p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marta Leandro da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O campo das Políticas Educacionais e a problemática sobre gestão educacional não é recente, não obstante esteja em constante expansão no Brasil e é um dos temas centrais nos textos legais brasileiros. Um dos aspectos relevantes apresentados dentro desse tema é a construção e implementação do...
Resumo: O campo das Políticas Educacionais e a problemática sobre gestão educacional não é recente, não obstante esteja em constante expansão no Brasil e é um dos temas centrais nos textos legais brasileiros. Um dos aspectos relevantes apresentados dentro desse tema é a construção e implementação do projeto politico pedagógico na perspectiva do planejamento participativo ao se pensar na escola como instituição social e, portanto, dotada de autonomia e particularidades. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a elaboração e implementação da proposta pedagógica, nomenclatura de acordo com a lei, torna-se obrigatória, nos termos do artigo 12. Há que se reconhecer que a referida normatização é muito importante para o processo de democratização da gestão e para fomentar o planejamento em perspectiva participativa/dialógica. Considerando o projeto político pedagógico como importante instrumento de intervenção e transformação da realidade escolar, este estudo visa identificar os fundamentos teórico-metodológicos norteadores dessa temática focalizando as normativas do sistema municipal de ensino de Jundiaí. No enfoque de pesquisa qualitativa em educação, buscou-se ainda identificar a percepção dos sujeitos escolar (diretor e coordenador pedagógico) de uma unidade escolar em relação aos desafios, impasses e perspectivas concernentes ao processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto político pedagógico
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF