Os livros escolares como fontes de história da educação [recurso eletrônico] : um estado da arte
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C862L
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Heloísa Helena Pimenta Rocha
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O trabalho insere-se na linha de investigações sobre a história dos manuais escolares, articulando-se em torno do objetivo de compreender as dimensões ligadas ao uso e ao tratamento desses objetos culturais como fontes para a pesquisa em História da Educação, por meio do exame da produção...
Resumo: O trabalho insere-se na linha de investigações sobre a história dos manuais escolares, articulando-se em torno do objetivo de compreender as dimensões ligadas ao uso e ao tratamento desses objetos culturais como fontes para a pesquisa em História da Educação, por meio do exame da produção sobre a temática, publicada em periódicos nacio nais. Nos últimos 30 anos, a pesquisa histórica sobre os livros escolares teve um significativo desenvolvimento, isso se deu, principalmente, pelas várias possibilidades de informações sobre diferentes culturas, conhecimentos, intenções de usos e contextos que esse complexo objeto carrega. A partir de toda a complexidade e possibilidade de estudo dos livros escolares, a pesquisa voltou-se para o levantamento, sistematização e análise dos 100 artigos encontrados nas nove revistas acadêmicas selecionadas para o trabalho. Tal análise teve como objetivo entender como os livros escolares estão sendo estudados e pesquisados no Brasil, como objeto e fonte para a compreensão da História da Educação, a fim de compreender e visualizar os limites e avanços das investigações nacionais sobre o tema em questão, possibilitando a outros estudiosos explorar novos aspectos e reflexões ainda abertos para análise.
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