Dificuldades de aprendizagem e a agressividade em contexto escolar [recurso eletrônico] : um estudo de caso sob a otica da psicanalise.
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C15d
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esse Trabalho de Conclusao de Curso visa compreender as dificuldades de aprendizagem e a agressividade sob a otica da Psicanalise. Organiza-se como uma pesquisa qualitativa (estudo de caso) realizada durante 2 anos, fruto de duas iniciaçoes cientificas, apoiadas pelo CNpq e pela Fapesp. O...
Resumo: Esse Trabalho de Conclusao de Curso visa compreender as dificuldades de aprendizagem e a agressividade sob a otica da Psicanalise. Organiza-se como uma pesquisa qualitativa (estudo de caso) realizada durante 2 anos, fruto de duas iniciaçoes cientificas, apoiadas pelo CNpq e pela Fapesp. O projeto foi desenv olvido em uma escola publica localizada na cidade de Campinas. Foram realizados acompanhamentos em sala de aula e em encontros semanais e ludicos, individualmente, com um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental. A escolha de desenvolver esse tema surgiu da constatação das queixas do professores em relação a falta de engajamento na tarefa e de memoria nos alunos, cada vez mais frequentes. Assusta o fato dos alunos esquecerem reiteradamente ate das letras do proprio nome, tendo em vista que a capacidade de construir uma memoria pessoal e fundamental para o processo de aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi assim, analisar os processos psiquicos envolvidos na dificuldade de aprendizagem, e nas dificuldades de processamento emocional por meio do acompanhamento de um aluno do Ensino Fundamental que apresentava severas dificuldades cognitivas e afetivas. Procurou-se saber se por meio de intervençoes balizadas pela teoria psicanalitica, esse quadro poderia ser revertido, concedendo um "novo olhar¿ para algumas praticas pedagogicas cotidianas. Essa pesquisa partiu do pressuposto que as dificuldades nao eram causadas por uma deficiencia em si, mas pelo uso de mecanismos psiquicos, que consistiam as funçoes negativas de memoria e de narrativa, fator que influenciava de forma direta, na maneira como o menino se portava em ambiente escolar. O trabalho permitiu perceber que é evidente a importancia do estabelecimento de vinculos positivos, e de um ambiente continente às pulsoes e ansiedades. Os encontros com a pesquisadora propiciaram à criança uma relaçao de confiança e um espaço de elaboraçao das dificuldades enfrentadas pelo aluno.Por meio dessa experiencia um a um, pode-se pensar alguns elementos que podem auxiliar a pratica pedagogica diaria, e em como lidar com esse tipo de aluno, que está cada vez mais presente nas salas de aula.
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