Professores, professoras [recurso eletrônico] : uma profissão qualificada e vocacionada
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP P69p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (101 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia tem por objetivo compreender se a profissão docente é um trabalho qualificado ou um trabalho vocacionado. A hipótese que orienta a pesquisa é que o trabalho docente possui a dupla dimensão . qualificação e vocação. A noção de qualificação...
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia tem por objetivo compreender se a profissão docente é um trabalho qualificado ou um trabalho vocacionado. A hipótese que orienta a pesquisa é que o trabalho docente possui a dupla dimensão . qualificação e vocação. A noção de qualificação foi construída a partir do referencial teórico da sociologia do trabalho, com base nos estudos de Pierre Naville, compreendendo-a como uma relação social construída no processo de formação profissional e no exercício da atividade docente. A noção de vocação foi elaborada a partir do referencial teórico da sociologia de Max de Weber, entendendo-a como uma dimensão da profissão docente. Para desenvolver o TCC foram realizados estudos da bibliografia e análise da pesquisa dos estudantes da Pedagogia/ Unicamp, na primeira década dos anos 2000. Os resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso foram estudados para investigar como o trabalho docente vem sendo analisado pelos estudantes da graduação. Os resultados obtidos pela pesquisa identificaram poucos estudos sobre a profissão docente; estes estudos têm como foco de pesquisa as condições nas quais os professores realizam seu trabalho
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF