Um framework para adaptação de conteúdo e navegação em portais de governo eletrônico
TESE
Português
T/UNICAMP V654f
[A framework for content and navigation adaptation in electronic government portals]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
158 p. : il.
Orientador: Maria Beatriz Felgar de Toledo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Resumo: Um dos objetivos do governo eletrônico é possibilitar acesso a dados oficiais a todos os públicos. No entanto, não basta que os dados estejam formalmente disponíveis, é preciso que sejam compreensíveis. Essa compreensão, por sua vez, não é homogênea entre os diversos públicos. Cada indivíduo...
Resumo: Um dos objetivos do governo eletrônico é possibilitar acesso a dados oficiais a todos os públicos. No entanto, não basta que os dados estejam formalmente disponíveis, é preciso que sejam compreensíveis. Essa compreensão, por sua vez, não é homogênea entre os diversos públicos. Cada indivíduo possui limitações e características próprias, que levam a diferentes expectativas de como as informações devem ser disponibilizadas. Esta Tese apresenta um framework para tratar as diferentes classificações que os dados podem ter dependendo de quem está consultando a informação. Teve como motivação uma pesquisa realizada com usuários de um importante sítio de governo eletrônico no Brasil, o Portal da Transparência. Seu aspecto inovador é permitir que as diferentes classificações sejam apresentadas de acordo com o público, possibilitando uma maior inclusão digital
Abstract: One of the e-government goals is to enable public access of official information to all citizens. However, it is not enough to formally present the data, but they have to be truly understandable. This understanding, in turn, is not homogeneous for various audiences. Each individual has his...
Abstract: One of the e-government goals is to enable public access of official information to all citizens. However, it is not enough to formally present the data, but they have to be truly understandable. This understanding, in turn, is not homogeneous for various audiences. Each individual has his own characteristics and limitations, which leads to different expectations on how information should be available. This Thesis presents a framework to address the different classifications of data that may exist depending on who is getting the information. It was based on a survey with users of an important e-government site in Brazil, the Transparency Portal1. Its novel aspect is allowing data presentation in different ways according to the classifications expected by groups of individuals to achieve a better digital inclusion