Estudos preliminares sobre cartilhas produzidas na década de 30 e seus métodos de alfabetização [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Ap43e
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar e descrever cinco cartilhas, produzidas na primeira metade do século XX, seus autores e métodos de alfabetização adotados neste período de ensino. Foram analisadas as seguintes cartilhas: Cartilha da Infância ¿ Tomaz Galhardo (1939); Cartilha...
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar e descrever cinco cartilhas, produzidas na primeira metade do século XX, seus autores e métodos de alfabetização adotados neste período de ensino. Foram analisadas as seguintes cartilhas: Cartilha da Infância ¿ Tomaz Galhardo (1939); Cartilha Analytica ¿ Arnaldo Barreto (1930); Cartilha de Alphabetização ¿ Benedicto Tolosa; Cartilha Intuitiva ¿ Faria e Souza (1936) e Cartilha Meu Amigo ¿ Valfredo A. Caldas (1935). O trabalho contextualiza cada cartilha segundo as fases na história da alfabetização (Mortatti, 2000) e além de buscar compreender a importância desde recurso didático nas relações de ensino e no ambiente escolar. Como todas as edições dos exemplares analisados se encontram no período de 1929 a 1936, conclui-se que o método analítico parece ter mais aceitação no mercado editorial e circulação no ambiente escolar, porém métodos distintos coexistiram em um mesmo período, simultaneamente; por mais que o Estado aprovasse ou indicasse um determinado método, havia a circulação de tantos outros. Atualmente, um novo conceito surge: o letramento. Com ele, ao refletirmos em "como alfabetizar¿, devemos pensar em alfabetização e letramento como processos indissociáveis e interdependentes, diferente da concepção tradicional de alfabetização (métodos sintéticos e analíticos), apresentada neste trabalho, que os veem como dois processos independentes.
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