Os impactos da reforma protestante na educação [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP R921i
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (49 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renê José Trentin Silveira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Esta pesquisa focaliza o estudo das influências da Reforma Protestante na Educação, principalmente na Alemanha do século XVI, já que, naquele contexto, a generalização da alfabetização se fazia necessária para a leitura dos livros sagrados. No período medieval a Igreja Católica tinha...
Resumo: Esta pesquisa focaliza o estudo das influências da Reforma Protestante na Educação, principalmente na Alemanha do século XVI, já que, naquele contexto, a generalização da alfabetização se fazia necessária para a leitura dos livros sagrados. No período medieval a Igreja Católica tinha hegemonia cultural e educacional e o ensino por ela controlado era, em grande parte, privilégio do clero e dos filhos de famílias nobres. Martinho Lutero (1483-1546) se rebelou contra a Igreja Universal de Roma, dando início ao que posteriormente seria chamado de Reforma Protestante. Esta reforma exprime sobretudo as exigências sociais e políticas concretas, entre elas a de instrução popular e de um ensino universal. Lutero considerava a educação como um dever do Estado e a alfabetização das massas populares como requisito para que os fiéis tivessem acesso direto às Escrituras sagradas. Portanto, o advento da Reforma operou uma profunda revolução cultural. Como essa Reforma impactou a educação? Este é o problema essencial da presente pesquisa, de natureza bibliográfica, que procurará abordá-lo através de textos e documentos que elucidam o século XVI e dos próprios escritos de Martinho Lutero. Este conteúdo será tratado em três capítulos: o primeiro se dedica à exposição do contexto histórico da Reforma Protestante na Alemanha; o segundo traz dados biográficos de Martinho Lutero; e o terceiro discute aspectos do pensamento pedagógico de Lutero, enfatizando a defesa da escola para todos, pública e obrigatória, mostrando o dever do Estado em manter as instituições escolares, aspectos do currículo e sobre o oficio do educador, as relações de gênero, a educação da mulher presentes nos textos de Lutero, e também a ludicidade na proposta educacional Reformadora, juntamente com os métodos de ensino.
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