A familia e a escola como ambientes formadores segundo Pestalozzi [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si75f
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da instituição família e da instituição escola para a formação e desenvolvimento da infância, fazendo-se valer, para isso, da análise e contextualização de ambas até o período correspondente à vida de Johann Heinrich Pestalozzi, educador...
Resumo: Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da instituição família e da instituição escola para a formação e desenvolvimento da infância, fazendo-se valer, para isso, da análise e contextualização de ambas até o período correspondente à vida de Johann Heinrich Pestalozzi, educador suíço escolhido como princi pal referencial teórico e, segundo qual, desenvolver-se-á este trabalho. Além disso, para essa pesquisa histórica foi necessário reescrever a história da vida do educador, de forma a compreender cada um de seus princípios teóricos. Sendo um autor cujas idéias só se tornam compreensíveis se ligadas estreitamente à sua experiência de vida, Pestalozzi mostra de forma empírica cada uma de suas teorias sobre a influência da família e da escola na educação das crianças. Analisando fontes e documentos históricos, é possível notar que Pestalozzi parte sempre do ideal de que a família é a melhor escola e de que a escola deve ser como uma segunda família, ideal este cuja análise consiste no cerne deste trabalho.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF