Estou bem. Estou mal [recurso eletrônico] : a contribuição da psicanálise na resolução de conflitos infantis
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Sa59e
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (62 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Os educadores se deparam cotidianamente no ambiente escolar com situações de conflitos entre os alunos, e essas situações são, em muitos casos, motivo de angústia e preocupação. No interior da escola, ainda encontramos uma forte concepção de que os conflitos são negativos, pois atrapalham o...
Resumo: Os educadores se deparam cotidianamente no ambiente escolar com situações de conflitos entre os alunos, e essas situações são, em muitos casos, motivo de angústia e preocupação. No interior da escola, ainda encontramos uma forte concepção de que os conflitos são negativos, pois atrapalham o desenvolvimento das aulas, não fazem parte do currículo escolar, e, por isso, devem ser evitados a qualquer custo. No entanto, evitar enfrentá-los ou transferir para outra esfera a responsabilidade de fazê-lo pouco contribui para a melhora do ambiente escolar e para o desenvolvimento dos alunos. Com base nessas afirmações, o objetivo deste trabalho foi investigar de que forma a psicanálise pode contribuir para a compreensão, o enfrentamento e o manejo de conflitos no interior de uma sala de aula, de uma escola pública de uma cidade de porte médio do estado de São Paulo. Tal investigação foi feita a partir de experiências de conflito vividas pelas crianças em um momento destinado ao brinca r, semanalmente oferecido a elas, em sala de aula, e nas quais a pesquisadora teve a oportunidade de intervir. Tanto a intervenção quanto a análise foram inspiradas por ideias e conceitos da psicanálise, em especial de autores como Melanie Klein, Wilfred Bion e Gilberto Safra. Ao buscar entender o conflito a partir de sua dinâmica psíquica, o trabalho procurou pensar em ações pedagógicas capazes de favorecer o desenvolvimento dos alunos.
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