Outras cem [recurso eletrônico] : narrativas de bebês em múltiplas linguagens
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP B739o
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O cotidiano de uma creche municipal de Campinas foi capturado em narrativas escritas e em vídeos ao longo de seis meses. Os relatos partem da perspectiva do pesquisador-educador. A observação deu importância às várias linguagens presentes na Educação Infantil, sobretudo à linguagem musical e...
Resumo: O cotidiano de uma creche municipal de Campinas foi capturado em narrativas escritas e em vídeos ao longo de seis meses. Os relatos partem da perspectiva do pesquisador-educador. A observação deu importância às várias linguagens presentes na Educação Infantil, sobretudo à linguagem musical e àquelas que a tangem e a complementam. As linguagens são encaradas como formas de compreender o mundo e de se expressar nele. Assim, algumas das narrativas foram analisadas mais detidamente, procurando entender como os bebês agem e interagem estando neste ambiente tão plural e dialético: institucional, coletivo, educacional, cuidador, criador, reprodutor, preparado para eles, com algumas condições adversas, com adultos e com inúmeros bebês. Enfim, um ambiente que pode ser visto e tratado tanto como delimitador quanto como de possibilidades libertárias. Toda esta multiplicidade de formas e de conteúdos foi expressa, numa tentativa constante de diálogo com diversas linguagens. O trabalho é, por fim, uma apologia à coletividade (no trabalho dos adultos e na socialização das crianças), ao tempo presente e ao devir, e à multiplicidade de linguagens
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF