A produção acadêmico-científica sobre as políticas de ações afirmativas na UNICAMP [recurso eletrônico]
Emanuel Mangueira de Carvalho
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C288p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (46 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Silvio Ancizar Sánches Gamboa
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar um "estado da arte¿ sobre a produção acadêmica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a respeito das políticas de ações afirmativas. Para realizar essa pesquisa foram analisadas, teses, dissertações, monografias e os artigos disponíveis no...
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Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar um "estado da arte¿ sobre a produção acadêmica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a respeito das políticas de ações afirmativas. Para realizar essa pesquisa foram analisadas, teses, dissertações, monografias e os artigos disponíveis no site da Comvest (Comi ssão Permanente para os Vestibulares). A análise foi feita com base nos estudos denominados "estado da arte¿, o que possibilita identificar controvérsias, rumos e tendências da produção em foco. Nesse sentido, foi possível alcançar o primeiro objetivo da pesquisa, ou seja, a sistematização e localização da produção bibliográfica. O "estado da arte¿ consiste na elaboração de balanços do conhecimento, baseados na análise comparativa de vários trabalhos que incidem sobre determinada temática. Permite, para esta pesquisa, apontar as tendências, bem como limites e possibilidades de uma política de ação afirmativa aplicada nas universidades. Esse estudo possibilita ir além da sistematização de um levantamento bibliográfico, propiciando atingir os objetivos dessa pesquisa. A pesquisa mostrou que os TCC, dissertações, teses e livros, apontaram a necessidade de políticas de inclusão social, para o acesso ao ensino superior, seja através de cotas ou bonificação, seguidas da importânci a do debate sobre o assunto. Os artigos apresentam-se contrários às cotas e ressaltam a importância da autonomia das universidades públicas. As produções afirmam, também, que as ações afirmativas não podem ser utilizadas para ocultar a educação de má qualidade que é oferecida à maior parte da população.
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