Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C889p
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
133f.
Orientador: Ana Luiza Bustamente Smolka
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho tematizamos o problema da constituição social do desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses a partir de um referencial histórico-cultural. Tomamos como base às contribuições de L. S. Vygotsky, que indicam que desde o início do desenvolvimento as ações da criança adquirem...
Resumo: Neste trabalho tematizamos o problema da constituição social do desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses a partir de um referencial histórico-cultural. Tomamos como base às contribuições de L. S. Vygotsky, que indicam que desde o início do desenvolvimento as ações da criança adquirem significados à medida em que social. São refletidas e refratadas pelo seu ambiente. Considerando que na perspectiva atividades vygotskiana a dimensão simbólica/significativa das e interações humanas á central na constituição do psiquismo, temos enfocado os movimentos de produção de significação das ações do bebê como privilegiado no estudo de seu desenvolvimento. O trabalho de coleta dos dados foi realizado em uma creche pública através do registro em vi de o de momentos da rotina de um grupo de crianças de 9 a18 meses. O processo de recorte, transcrição e análise dos episódios registrados orientou-se princípios da análise microgenética. Destacamos, em nossas análises, modos de participação do adulto na produção de significações movimentos de apropriação pela criança dos significados socialmente convencionais e pelos processos de recorte no interior dos objetos, ações e relações. Dinâmicas interativas, de Tais análises apresentam contribuições teóricas e metodológicas que podem subsidiar a compreensão do desenvolvimento inicial da criança, a partir das dinâmicas sociais de produção de significação
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra