O metodo do perfil termico para determinar o desempenho dos motores de tração de uma locomotiva eletrica
TESE
Português
T/UNICAMP C314m
Campinas, SP : [s.n.], 1975.
1v. (não paginado) : il.
Orientador: Dirk Rheinboldt
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia
Resumo: A medição de temperatura em uma máquina elétrica é por si só complexa e muitas vezes controvertida, principalmente nos enrolamentos rotóricos de uma maquina de corrente continua. O Motor de Tração não somente é uma máquina elétrica de corrente continua, porém tem a agravante de sofrer um...
Resumo: A medição de temperatura em uma máquina elétrica é por si só complexa e muitas vezes controvertida, principalmente nos enrolamentos rotóricos de uma maquina de corrente continua. O Motor de Tração não somente é uma máquina elétrica de corrente continua, porém tem a agravante de sofrer um ciclo de carga não padronizado, completamente aleatório e particularmente imprevisível. A acessibilidade aos enrolamentos rotóricos de um Motor de Tração, quando instalado em uma locomotiva elétrica e praticamente impossível com a agravante que os ditos enrolamentos estão em movimento e a transferência de qualquer medida direta teria que ser transportada para fora do truque da locomotiva com elementos ou aparelhos que seguramente distorceriam a indicação inicial. Salienta-se que quaisquer dispositivos para esse fim teriam também que ser projetados para suportar impactos da ordem de 10 a 15 vezes a aceleração da gravidade. O presente trabalho apresenta o Método do Perfil Térmico para determinação de temperatura em motores de tração, principalmente da armadura, partindo de dados obtidos de testes no motor e fora da locomotiva elétrica como uma altemativa simples, prática e segura para o usuário
Abstract: Not informed