Hipercinema : elementos para uma teoria formalista do cinema de animação hiperrealista
Alberto Lucena Barbosa Júnior
TESE
Português
T/UNICAMP L963h
[Hypercinema]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
519 p. : il.
Orientadores: Antonio Fernando da Conceição Passos, Marcello Giovani Tassara
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A pesquisa almeja formular uma teoria estética para o cinema de animação hiperrealista. Após completar meio século de existência, a computação gráfica finalmente alcançou um estágio tecnológico no qual o artista dispõe de ferramentas poderosas e flexíveis o suficiente para enfim encarar o...
Ver mais
Resumo: A pesquisa almeja formular uma teoria estética para o cinema de animação hiperrealista. Após completar meio século de existência, a computação gráfica finalmente alcançou um estágio tecnológico no qual o artista dispõe de ferramentas poderosas e flexíveis o suficiente para enfim encarar o desafio de criar filmes com imagens realistas sintéticas absolutamente convincentes. Impõe-se, entretanto, a necessidade de fundamentação estética para fornecer o apoio artístico capaz de colaborar para o êxito expressivo desse novo cinema, tanto no trabalho de produção quanto na avaliação crítica. Para tanto o estudo empreende uma investigação do desenvolvimento da arte desde sua origem a fim de situar, seja na arte fixa ou na arte móvel, o lugar da forma realista e verificar as exigências formais que transformam uma imagem de alto nível icônico em obra de arte
Ver menos
Abstract: The research aims to formulate an aesthetic theory for the hyperrealist animated film. After completing half a century, computer graphics has finally reached a technology stage in which the artist has powerful and flexible tools to finally face the challenge of creating films with...
Ver mais
Abstract: The research aims to formulate an aesthetic theory for the hyperrealist animated film. After completing half a century, computer graphics has finally reached a technology stage in which the artist has powerful and flexible tools to finally face the challenge of creating films with realistic synthetic images absolutely convincing. It must be, however, the need for aesthetic reasons to provide artistic support able to contribute to the expressive success of this new cinema, both in production work and in critical evaluation. For that, the study undertakes an investigation of the development of art from its origin in order to place, whether in still art or moving one, the place of realistic form and check the formal requirements that make a high-level iconic picture into the work of art
Ver menos
Aberto
Passos, Antônio Fernando da Conceição, 1943-
Orientador
Tassara, Marcello Giovani
Coorientador
Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
Avaliador
De Martino, José Mário, 1958-
Avaliador
Gomes, João de Lima
Avaliador
Nunes, Pedro
Avaliador
Hipercinema : elementos para uma teoria formalista do cinema de animação hiperrealista
Alberto Lucena Barbosa Júnior
Hipercinema : elementos para uma teoria formalista do cinema de animação hiperrealista
Alberto Lucena Barbosa Júnior
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra