(Re)apresentações do outro : travestilidades e estética fotográfica
Gilson Goulart Carrijo
TESE
Português
T/UNICAMP C235r
[(Re) presentations otherness]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
315 p. : il.
Orientador: Ronaldo Entler
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes
Resumo: Esta tese teve como objetivo explorar o potencial das imagens fotográficas para representar universos que, por sua fluidez, não se deixam capturar com facilidade pela escrita. Partindo da experiência pioneira de Margareth Mead e Gregory Bateson, esta fotoetnografia centrou-se na realidade...
Ver mais
Resumo: Esta tese teve como objetivo explorar o potencial das imagens fotográficas para representar universos que, por sua fluidez, não se deixam capturar com facilidade pela escrita. Partindo da experiência pioneira de Margareth Mead e Gregory Bateson, esta fotoetnografia centrou-se na realidade das travestis brasileiras que pressionam as fronteiras do gênero e colocam questões para pensar não somente o campo dos estudos de gênero, mas também da migração e dos direitos humanos. Composta por cinco cadernos, esta tese pretende contribuir para a discussão teórica sobre um universo ainda pouco conhecido por meio de um caminho metodológico no qual o trabalho de campo possibilitou o processo de entrelaçar diferentes técnicas (observação participante e entrevista) ao de produzir fotografias. Processo que reúne "modos de falar, escrever e olhar" a realidade
Ver menos
Abstract: This thesis has the purpose to explore the potential of photographic images to represent universes that, because their fluency, don't permit to be captured easily by writing. Starting from pioneer experience of Margareth Mead and Gregory Beterson, this photoetnography is centered around...
Ver mais
Abstract: This thesis has the purpose to explore the potential of photographic images to represent universes that, because their fluency, don't permit to be captured easily by writing. Starting from pioneer experience of Margareth Mead and Gregory Beterson, this photoetnography is centered around brazilian transvestite experience, who pushed gender frontiers and brought up questions regarding migration and human rights studies. Composed by five chapters, the thesis aim to contribute to the theoretical discussion about this field of knowledge. The theoretical approach combines several different techniques (participant observation and interview) with photography. Such process joins "ways to speak, to write and to see" the reality
Ver menos
Résumé: Cette thèse a pour but d'étudier le potentiel et la puissance des images photographiques pour répresenter des mondes fluides, qui ne se laissent pas facilement saisir par l'écrit. En s'appuyant sur la démarche pionnière de Margareth Mead et Gregory Baterson, cette recherche de...
Ver mais
Résumé: Cette thèse a pour but d'étudier le potentiel et la puissance des images photographiques pour répresenter des mondes fluides, qui ne se laissent pas facilement saisir par l'écrit. En s'appuyant sur la démarche pionnière de Margareth Mead et Gregory Baterson, cette recherche de photoéthnographie s'est efforcée de compreendre la réalité des travestis brésiliennes, qui semble bouleverser les frontières de genre et poser des vraies questions pour repenser les études de genre, de l'immigration et des droits de l'homme. La thèse se structure en cinq cahiers et prétend contribuer au débat théorique sur un champ d'étude encore peu connu. Le choix méthodologique a permis le croisement des techniques différentes - l'observation participante et l'interview - et le processus de produire des photographies sur les "modes de parler, d'ecrire et de regarder" la realité
Ver menos
Aberto
Carrijo, Gilson Goulart
Autor
Entler, Ronaldo
Orientador
Brandão, Carlos Rodrigues, 1940-2023
Avaliador
Alem, João Marcos
Avaliador
Samain, Etienne Ghislain, 1938-
Avaliador
Silva, Cláudia Maria França da
Avaliador
(Re)apresentações do outro : travestilidades e estética fotográfica
Gilson Goulart Carrijo
(Re)apresentações do outro : travestilidades e estética fotográfica
Gilson Goulart Carrijo
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra