Método de medição de alinhamento de suspensão veicular não intrusivo baseado em visão computacional
TESE
Português
T/UNICAMP M663m
[Not intrusive method for the measurement of alignment angles of vehicular suspension based on computer vision]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
121 p. : il.
Orientador: Paulo Roberto Gardel Kurka
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Resumo: O presente projeto de pesquisa aplica técnicas de visão estereoscópica computacional no desenvolvimento da configuração de um equipamento de medição de ângulos de alinhamento de suspensão veicular, usando câmeras de vídeo de baixo custo. Atualmente, a maioria dos dispositivos de medição de...
Resumo: O presente projeto de pesquisa aplica técnicas de visão estereoscópica computacional no desenvolvimento da configuração de um equipamento de medição de ângulos de alinhamento de suspensão veicular, usando câmeras de vídeo de baixo custo. Atualmente, a maioria dos dispositivos de medição de ângulos de alinhamento de suspensão de veículos baseia-se no uso de componentes eletromecânicos, como pêndulos resistivos, inclinômetros capacitivos, dispositivos opto-mecânicos (espelhos e raio de luz monocromática de baixa intensidade). Com a sequência aqui estabelecida dos fundamentos algébricos e técnicas de visão computacional, realizam-se estudos de viabilidade científica e proposta de construção de um equipamento de verificação de ângulos de alinhamento veicular. São apresentados testes virtuais e reais, ilustrativos da potencialidade operacional do equipamento
Abstract: This research project uses stereoscopic computer vision techniques to develop a system to measure alignment angles of vehicular suspensions, using low cost cameras. Currently, most of the devices intended to measure vehicular suspension angles are based on the use of electromechanical...
Abstract: This research project uses stereoscopic computer vision techniques to develop a system to measure alignment angles of vehicular suspensions, using low cost cameras. Currently, most of the devices intended to measure vehicular suspension angles are based on the use of electromechanical components, such as resistive pendulums, capacitive inclinometers or opticmechanical devices (mirrors and projection of beams of monochromatic light of low intensity). Fundaments of linear algebra and computer vision techniques, lead to studies of feasibility and practical implementation of a system used to measure vehicular suspension alignment angles. Virtual and real measurements are carried out to illustrate the operative potential of such a system