Estudos de recepção e as mediações na Copa do Mundo 2010
TCC
Português
TCC/UNICAMP C814e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
61 p.
Orientador: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Este trabalho teve por objetivo central, saber como as mediações culturais interferem no ato
da recepção dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2010. Observando uma
pessoa "alheia¿ ao mundo esportivo durante a recepção midiática, buscamos perceber quais
mediações estiveram...
Este trabalho teve por objetivo central, saber como as mediações culturais interferem no ato
da recepção dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2010. Observando uma
pessoa "alheia¿ ao mundo esportivo durante a recepção midiática, buscamos perceber quais
mediações estiveram presente neste ato, e como elas se apresentam. A observação participante
no momento da recepção e em contextos diversos nos possibilitou apreender comentários e as
relações com o ambiente e os tipos de mediações presentes nestas manifestações. Usamos as
definições de mediação como socialidade e ritualidade, duas noções ligadas ao memorial
histórico individual e coletivo do sujeito, formadas a partir de processos midiáticos e
interações sociais. Neste estudo, a tecnicidade constituiu-se "categoria-mãe¿, não entendida
como operação tecnicista do processo de comunicação, mas como instrumento de análise e
formação de discurso, e de uma cultura midiática. Confeccionamos um perfil do sujeito
através de uma entrevista com perguntas semi-abertas. Depois, fizemos as filmagens da
recepção em quatro jogos; neste momento, definimos os lugares de mediação, que foram: a
casa da família, dos amigos e um bar. Neste último local, o sujeito foi sozinho para facilitar
nossas análises em relação a mediação situacional. A partir disso, construímos uma tabela
separando as manifestações verbais do indivíduo em sete tipos: Ligação com o esporte (LE),
Transmissão da Mídia (TM), Publicidade e Consumo (PC), Experiências Anteriores (EA),
Identificação com jogadores (IJ), Momento do Jogo (MJ) e por último os Aspectos
Intermediação (AIM). A última categoria serviu para compararmos os acontecimentos de
acordo com o lugar de mediação, apontando as adaptações que estes espaços provocaram no
comportamento individual e na apropriação da mensagem. Concluímos que cada mediação
tem seu jeito próprio de entendimento, e um caminho para observação: na tecnicidade,
apontamos referencias da mídia ao consumo e à propaganda durante a transmissão e como
algumas funcionaram no sujeito. Instituições sociais, como família e amigos, não tiveram
influencia direta no momento da recepção, mas interferem na cognição do indivíduo de forma
cotidiana como comunidades de apropriação(da mensagem). Vimos que as mediações
situacionais e institucionais exigiram uma comparação dos lugares em que a recepção
aconteceu. Por fim, para tratar da mediação individual, utilizamos a correlação do perfil à
recepção. Pudemos perceber que em relação a esta mediação, a família é formadora de caráter
e do aprendizado da religião do sujeito. Apesar disso, percebemos na análise intermediações
que a comunidade interpretativa (conjunto de práticas comunicativas e interpretação da
mensagem) em que o sujeito se sentiu mais a vontade foram os amigos. Estas ferramentas nos
ajudaram a compreender melhor a recepção dos jogos e desenvolver nosso estudo
This monograph central aims at how cultural mediations interfere upon receipt of the
Brazilian National team games in the 2010 FIFA World Cup. We seek through observations
of media reception with someone "foreign¿ to the sports world to realize what mediations
were present in this act, and...
This monograph central aims at how cultural mediations interfere upon receipt of the
Brazilian National team games in the 2010 FIFA World Cup. We seek through observations
of media reception with someone "foreign¿ to the sports world to realize what mediations
were present in this act, and how they work. A participant observation at the moment
of reception and in different contexts, enabled us to capture comments and relationships with
the environment and the types of mediations presenting these demonstrations. We used the
definitions of mediation as sociality and rituality, two notions related to individual and
collective historical memorial of the subject, formed from media processes and social
interactions. The technicity in this study consisted of guiding as major category,
not understood as the technical operation of the communication process, but as a tool
for analysis and discourse formation, and a media culture. We did a profile of our subject
through an interview with ¿semi-open¿ questions. Then, we recorded the reception in four
games; at this moment, we choose the mediations places, that were: His family¿s home,
friends¿s homes and a bar. At this last place, the subject went alone to facilitate our analysis
related to situational mediation. From this, we built a table separating the verbal
manifestations of the individual in seven types: Connection with sports, Media transmission,
publicity and consume, past experiences, identification with players, moment of the game,
and for last the intermediation aspects. The last category served to compare the events
according to the mediation place, pointing the adaption that this places caused on the
individual behavior and in the appropriation of the message. We conclude that each mediation
has it¿s own of understading, and a way to observation: in the technicality, we pointed the
references of media to the consume and to the publicity during the transmission and how
some worked on the subject. Social institutions, such as family and friends, did not have a
direct influence at the moment of the reception but interfere in the cognition of the individual
in a daily way like appropriation communities(of the message). We saw that situational and
institutional mediations demand a comparison of places that the reception happened.
Ultimately, to manage the individual mediation, we used the correlation of the profile to the
reception. We could notice that the relation to this mediation, the family is forming character
and of the learning of religion of the subject. Nevertheless, we perceive in the intermediations
analysis that the community interpretative(set of communicative practices and interpretation
of the message) that the subject felt more comfortable was with his friends. These tools
helped us to comprehend better the reception of the games and develop our study
Estudos de recepção e as mediações na Copa do Mundo 2010
Estudos de recepção e as mediações na Copa do Mundo 2010
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