A atenção e a aprendizagem de alunos do primeiro ano do ensino fundamental
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59a
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
96 p.
Orientador: Ademir De Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Observa-se o crescimento do número de crianças com dificuldade de aprendizagem o
enfrentamento por parte destas do fracasso escolar. Estes problemas referem-se ao rendimento
escolar e a aprendizagem de habilidades motoras. Dentre as inúmeras causas destas
dificuldades encontram-se os problemas...
Observa-se o crescimento do número de crianças com dificuldade de aprendizagem o
enfrentamento por parte destas do fracasso escolar. Estes problemas referem-se ao rendimento
escolar e a aprendizagem de habilidades motoras. Dentre as inúmeras causas destas
dificuldades encontram-se os problemas relacionados aos mecanismos da atenção. Neste
sentido, este estudo teve como objetivo geral verificar se as crianças matriculadas no primeiro
ano do Ensino Fundamental apresentam comportamento de atenção compatível com o nível
de aprendizagem exigido pelas atividades realizadas. Para tanto, foram selecionadas trinta
crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da
cidade de Americana (EMEF Paulo Freire). A metodologia desta pesquisa teve início com a
revisão da literatura para a construção do referencial teórico e foi seguida de uma pesquisa de
campo. Foram utilizados como instrumentos o Roteiro de Investigação da Atenção
(Tonelotto,1994) para verificação do nível de atenção dos alunos, a Escala de
Desenvolvimento Motor (Rosa Neto ,2002) para avaliação do desempenho motor. Na
metodologia adotada, foram incluídos três questionários que foram respondidos pela
professora (a- questionário de avaliação para verificação do rendimento escolar do aluno, bquestionário
sobre o entendimento da professora referente ao conceito de atenção e, cquestionário
para o conhecimento de questões relacionadas à rotina escolar) e, finalmente foi
utilizado o roteiro de observação para as aulas realizadas em sala. Os resultados obtidos
evidenciam que as atividades realizadas nas aulas (incluindo as aulas de Educação Física) são
adequadas aos níveis de atenção e desempenho motor dos alunos. Nas variáveis analisadas
(atenção, desempenho motor e rendimento escolar) não foram encontradas diferenças
significativas entre os sexos. Os resultados ainda apontam correlação significativa entre
atenção e rendimento escolar, e entre desempenho motor e rendimento escolar
Observe the growing number of children with learning difficulties face by these school
failures. These issues relate to school performance and learning of motor skills. Among the
many causes of these difficulties are the problems related to mechanisms of attention. Thus,
this study aimed to...
Observe the growing number of children with learning difficulties face by these school
failures. These issues relate to school performance and learning of motor skills. Among the
many causes of these difficulties are the problems related to mechanisms of attention. Thus,
this study aimed to determine whether the overall children enrolled in first year of elementary
school show behavior consistent with the attention level of learning required by the activities.
To this end, we selected children enrolled in the first thirty years of primary education of a
municipal school of Amerocana (EMEF Paulo Freire)The methodology of this study was
initiated with a literature review for the construction of theoretical and was followed by a field
survey. Instruments were used as the roadmap Care Research (Tonelotto, 1994) to verify the
level of student¿s attention, the Scale of Motor Development (Rosa Neto, 2002) to evaluate
the motor performance. In the methodology adopted, which included three questionnaires
were answered by the teacher (a-assessment questionnaire to verify the student's academic
performance, b-questionnaire on the teacher's understanding on the concept of attention, and
c-questionnaire knowledge questions related to school routine), and finally the script was used
for observation of classes held in the classroom. The results show that activities in class
(including physical education classes) are appropriate levels of attention and motor
performance of students. In the variables (attention, motor performance and academic
achievement) were not significant differences between the sexes. The results also show a
significant correlation between attention and school performance, and between motor
performance and learning achievement