O uso da tecnologia que machuca : cyberbullying
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa32u
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
100 p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Na atualidade a utilização dos dispositivos digitais como os telefones celulares e a Internet, configura-se como essencial do cotidiano dos indivíduos. Freqüentemente as ações do homem se concretizam ao redor das inovações tecnológicas responsáveis pela conexão e processamento das informações no...
Na atualidade a utilização dos dispositivos digitais como os telefones celulares e a Internet, configura-se como essencial do cotidiano dos indivíduos. Freqüentemente as ações do homem se concretizam ao redor das inovações tecnológicas responsáveis pela conexão e processamento das informações no cyberespaço. Viver sem a presença das tecnologias de informação e comunicação é praticamente impossível na cibercultura atual, influenciando todos os espaços sociais, como as escolas. Nas instituições escolares, os aparelhos eletrônicos são usados pelos alunos e conseqüentemente um novo modo de maltratar e de humilhar o próximo também surgiu. Esta agressão refere-se a uma nova prática de bullying, o cyberbullying, que se configura como um contorno das manifestações do tradicional bullying escolar. Sabemos que o cyberbullying é extremamente cruel, pois não existe um perfil para cybervítima e os sujeitos podem agir de forma anônima, gerando sérias conseqüências para quem é ou já foi alvo das agressões no mundo virtual. Neste sentido, é necessário investigar se os escolares sabem ou não sobre a existência do cyberbullying. Realizamos esta pesquisa com este propósito de identificar o conhecimento que alunos do ensino médio têm sobre o assunto. Somaram-se um total de 74 alunos de uma instituição da rede pública de ensino do município de Campinas que responderam a um questionário sobre o tema. Nesta pesquisa verificou-se que poucos alunos sabem algo sobre o cyberbullying enquanto que muitos entendem que o assunto deveria ser abordado pelas instituições escolares visando o uso seguro e consciente dos meios tecnológicos
Nowadays, the use of digital devices such as cell phones and the Internet appears as essential on individuals daily. Often the actions of man are realized around the technological innovations responsible for the connection and processing of information in cyberspace. Living without the presence of...
Nowadays, the use of digital devices such as cell phones and the Internet appears as essential on individuals daily. Often the actions of man are realized around the technological innovations responsible for the connection and processing of information in cyberspace. Living without the presence of information.s technology and communication is virtually impossible in the current cyberculture, influencing all social spaces such as schools. In the school systems, electronic devices are used by students and, consequently, appears a new way to abuse and humiliate the next. This aggression refers to a new practice of bullying, the cyberbullying, which is configured as an outline of the manifestations of the traditional school bullying. We know that cyberbullying is extremely cruel, because there is a profile for cybervictim and subjects can act anonymously, causing serious consequences for anyone who is or has been a target of attacks in the virtual world. In this sense, it is necessary to investigate whether or not the students know about the existence of cyberbullying, in which a survey conducted for this purpose to identify the students. knowledge on the subject, with high school students, adding to the total 74 students interviewed of a public institution in Campinas. In this study was found that few students know something about cyberbullying while many believe that the issue would be addressed by educational institutions aimed at the safe and aware of the technological means