A pratica do badminton e os efeitos sobre as habilidades cognitivas
TCC
Português
TCC/UNICAMP Z16p
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
49p.
Orientador: Paula Teixeira Fernandes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
A prática do Badminton tem aumentado na última década, devido à facilidade de adaptação de espaços e ao baixo custo dos materiais para sua prática. Porém, os benefícios deste esporteaindacarecem de estudos na literatura brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as diferenças nos níveis de...
A prática do Badminton tem aumentado na última década, devido à facilidade de adaptação de espaços e ao baixo custo dos materiais para sua prática. Porém, os benefícios deste esporteaindacarecem de estudos na literatura brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as diferenças nos níveis de atenção, concentração, raciocínio e velocidade de processamento em praticantes do Badminton, comparando seus resultados iniciais com os finaise também comparando com um grupo controle. Para isso, esta pesquisa foi realizada com 21sujeitos: 12 no grupo experimental(GE)e 9nogrupo controle(GC). Com o grupo experimental foram aplicados testes no início e após quatro semanas de aulas da modalidade Badminton,com frequência de duas vezes por semana. O GCtambém teve os testes mas não frequentou as aulas. Os resultados mostraram que houve diferençasnas habilidades cognitivas mensuradas no GEantes e depois do treinamento: velocidade de processamento: pré-teste=85,42; pós-teste=91,67 (teste t pareado=3,59; df=11; p<0,001); atenção e concentração: pré-teste=20,25; pós-teste=22,67 (teste t pareado=5,56; df =11; p<0,001); raciocínio verbal: pré-teste=83,42; pós-teste=87,33 (teste t pareado=1,02; df =11; p=0,33); raciocínio abstrato: pré-teste=70,17; pós-teste=85,67 (teste t pareado=3,05; df =11; p=0,01); raciocínio mecânico:pré-teste=79,00; pós-teste=77,17 (teste t pareado=0,51; df =11; p=0,62); raciocínio espacial: pré-teste=77,50; pós-teste=89,17 (teste t pareado=2,89; df =11; p=0,01); raciocínio numérico: pré-teste=67,83; pós-teste=76,42 (teste t pareado=1,95; df =11; p=0,08); raciocínio geral: pré-teste=79,83; pós-teste=87,08 (teste t pareado=3,02; df =11; p=0,01). Já no GC observamos pouca diferença na avaliação nos dois momentos: apesar da maioria das habilidades cognitivas (com exceção de velocidade de processamento e raciocínio abstrato) apresentarem melhoras nos dois momentos avaliados, apenas a atenção/concentração apresentou diferença estatisticamente significativa. Com isso, podemos concluir que a prática do Badminton, proposta neste estudo, foi eficaz para a melhora das habilidades cognitivas, uma vez que as mudanças ocorreram não apenas pela simples passagem do tempo ou pelo conhecimento dos testes no segundo momento
The practice of Badminton has expanded during the last decade in our country due to the easiness of adaptation of spaces and the low cost of materials for its practice. However, the benefits of this sport have been poorly studied in the Brazilian literature. The main objective of this research is to...
The practice of Badminton has expanded during the last decade in our country due to the easiness of adaptation of spaces and the low cost of materials for its practice. However, the benefits of this sport have been poorly studied in the Brazilian literature. The main objective of this research is to evaluate the differences in levels of attention, concentration, reasoning and speed of processing in Badminton practitioners, comparing initial and final results and also comparing with a Control Group. To this end, this research was conducted with 21 subjects: 12 in the experimental group (EG) and 9 in the control group (CG). In the experimental group, tests were applied in the beginning and after four weeks of Badminton lessons, twice a week. The GC also had tests but did not attend classes. The results showed differences in cognitive abilities measured in GE before and after training: speed of processing: pre-test = 85.42, post-test = 91.67 (paired t = 3.59, df = 11; p <0.001), attention and concentration: pre-test = 20.25, post-test = 22.67 (paired t = 5.56, df = 11, p <0.001), verbal reasoning: pre-test = 83.42, post-test = 87.33 (paired t = 1.02, df = 11, p = 0.33), abstract reasoning: pre-test = 70.17, post-test = 85.67 (paired t = 3.05, df = 11, p = 0.01), mechanical reasoning: pre-test = 79.00, post-test = 77.17 (paired t = 0.51, df = 11 p = 0.62), spatial reasoning: pre-test = 77.50, post-test = 89.17 (paired t = 2.89, df = 11, p = 0.01), numerical reasoning: pre test = 67.83, post-test = 76.42 (paired t =1.95, df = 11, p = 0.08); general reasoning: pre-test = 79.83, post-test = 87 , 08 (paired t = 3.02, df = 11, p = 0.01). In the GC there was little difference in the evaluation in two stages: although most cognitive abilities (with the exception of processing speed and abstract reasoning) showed some improvement in the two periods evaluated, only the attention / concentration was statistically different. Thus, we conclude that the practice of Badminton, proposed in this study, was effective in improving cognitive skills, since the changes occurred not only for the simple passage of time or the knowledge of the tests in a second time
A pratica do badminton e os efeitos sobre as habilidades cognitivas
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