Gênero nas aulas de educação física de ensino médio
TCC
Português
TCC/UNICAMP C895q
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
68 p.
Orientador: Helena Atlmann
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Nesta monografia busco colocar em foco as questões de gênero, sexualidade e diversidade na
educação física escolar, nas aulas do ensino médio. Para tal, respaldamo-nos em estudos
acadêmicos sobre os temas citados, que atualmente, não são mais consideradas apenas um
movimento social, e sim, uma área...
Nesta monografia busco colocar em foco as questões de gênero, sexualidade e diversidade na
educação física escolar, nas aulas do ensino médio. Para tal, respaldamo-nos em estudos
acadêmicos sobre os temas citados, que atualmente, não são mais consideradas apenas um
movimento social, e sim, uma área científica. As instituições educacionais têm a obrigação de
atentar para um tema de tal efervescência, devem discutir e aprofundar em suas nuanças, refletir
as relações sociais entre indivíduos e buscar uma qualidade maior nesses aspectos para um
interação positiva entre os indivíduos. Por tais fatores, esta monografia se justifica, para observar,
pensar e apontar direções para mais pesquisas e aprofundamentos sobre o tema de gênero e
sexualidade na educação, na educação física, enfim, para a sociedade como um todo. O método
de pesquisa do qual me aproprio nesse trabalho é o método de entrevistas abertas, aplico este com
professores educação física escolar do ensino médio. Questionando-os sobre aspectos de suas
aulas e questões de gênero. O eixo dessa monografia são as entrevistas com os/as docentes de
educação física, estas ilustram o cotidiano das aulas e a realidade percebida pelos professores/as.
Nas entrevistas dialoguei com professores (as) tentando entender a visão deles sobre questões de
gênero e a sua importância para a educação física. Fiz questionamentos como: qual seria a
percepção deles/as (educadores/as) sobre o interesse dos alunos (meninos e meninas) em suas
aulas de educação física; Qual é a ação/intenção/objetivo pedagógica (o) deles/as para lidar com
esses interesses?; De onde os professores (as) acreditam que vêm esses interesses, de alunos e
alunas por determinados conteúdos e atividades das práticas corporais e não por outros?
The focus of this monograph are questions of gender, sexuality and diversity on the scholar
physical education. Based on academic studies on the subject, that lately had been considered no
longer social moviment, but science. Educational institutions has the duty to pay attention to...
The focus of this monograph are questions of gender, sexuality and diversity on the scholar
physical education. Based on academic studies on the subject, that lately had been considered no
longer social moviment, but science. Educational institutions has the duty to pay attention to this
effervescent subject, should discuss and get deeper into it, think over on the social relations
between individuals and improve their quality, for better relationships. These arguments justify
this monograph, to observe, think and point directions for extra researches, and deepen into the
scholar physical education gender and sexuality subject, and the whole society. The search
method i have used is open interviews, which is apllied to scholar physical education teachers ,
questioning about aspects of their classes and about gender. The axis of this monograph are the
interviews, that illustrate the daily classes and the reality percieved by the teachers. In the
interviews, i have a dialogue with teachers trying to understand their visions about gender issues
and their significance for physical edcation. Did questions like: What was teacher's perception of
student¿s interest (boys and girls) in the physical education classes? What is their
action/intention/pedagogical goal to deal with these interests? Where teachers believe that this
interest come from, that boys and girls are interested in certain content and activities of body
practices and not others?
Gênero nas aulas de educação física de ensino médio
Gênero nas aulas de educação física de ensino médio
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra