Educação dos sentidos na contemporaneidade e suas implicações pedagógicas
TCC
Português
TCC/UNICAMP R618e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
47p.
Orientador: Odilon José Roble
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Este estudo aborda o tema "educação dos sentidos¿, temática atual, porém ainda pouco disseminada em âmbito científico. A visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato são os cinco sentidos biológicos do ser humano e, em conjunto, constituem sua principal forma de apreensão do mundo....
Este estudo aborda o tema "educação dos sentidos¿, temática atual, porém ainda pouco disseminada em âmbito científico. A visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato são os cinco sentidos biológicos do ser humano e, em conjunto, constituem sua principal forma de apreensão do mundo. Atualmente, os sentidos sofrem uma forte "superestimulação¿ na sociedade da informação, entretanto, paradoxalmente, de forma restrita, direciona-se a objetos e interesses específicos, quase sempre ligados ao consumo. O papel da escola nesse contexto parece ser de mera espectadora. A Educação Física, da mesma forma, não tem produzido a educação do corpo que leve em conta uma possível educação dos sentidos. A proposta deste estudo situa-se na reflexão sobre corpo e sensibilidade, a partir de uma revisão bibliográfica que busque reconstruir como essa temática se desenvolveu ao longo da história até os dias atuais e como ela pode ser compreendida dentro do campo da educação. Se pensarmos como Merleau-Ponty (1999) para quem os sentidos são a condição de nosso "ser-no-mundo¿, a educação dos sentidos passa a ser tarefa não complementar, mas fundamental
The present study tackle the theme "education of the senses¿, a current theme, but still not
very disseminated in a scientific extent. The eyesight, the audition, the palate, the sense of
smell and the tact are the five biological senses of man and, together, constitute the main way
of the...
The present study tackle the theme "education of the senses¿, a current theme, but still not
very disseminated in a scientific extent. The eyesight, the audition, the palate, the sense of
smell and the tact are the five biological senses of man and, together, constitute the main way
of the world¿s perception. At present, the senses undergo a strong "superstimulation¿ in the
society of information, however, paradoxically, in a strict manner are directed to objects and
specific interests, almost always connected to consumption. The role of the school in this
context seems to be as a simple onlooker. The Physical Education, in the same way, has not
been producing the education of the body that consider a possible education of the senses. The
proposal of this study is situated in the reflection about the body and sensibility, through a
bibliographic review that aims to reconstruct how this theme has developed throughout the
history until the present days and how it can be comprehended inside the education field. If
we think like Merleau-Ponty (1999) for those who the senses are the condition of our "be in
the world¿, the education of the senses starts to be not a complementary task, but a
fundamental one