As teorias da educação física : uma revisão bibliográfica
TCC
Português
TCC/UNICAMP P414t
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
48p.
Orientador: Odilon José Roble
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educção Física
A Educação Física desde sua origem é abordada com foco na aptidão física e esportiva, uma
abordagem que foi criticada pelo movimento crítico progressista na década de oitenta e
estimulou a elaboração de novas teorias como alternativa. O presente estudo realizou uma
revisão bibliográfica buscando...
A Educação Física desde sua origem é abordada com foco na aptidão física e esportiva, uma
abordagem que foi criticada pelo movimento crítico progressista na década de oitenta e
estimulou a elaboração de novas teorias como alternativa. O presente estudo realizou uma
revisão bibliográfica buscando evidenciar as principais diferenças entre as teorias, são elas:
desenvolvimentista, que busca o desenvolvimento motor guiada pelo estágio maturacional;
psicomotricidade, a qual tem como competência a utilização do movimento como meio de
educação e correção de atrasos no aprendizado; concepções de aulas abertas, que procura
desenvolver a autonomia do aluno por meio da co-decisão na abordagem do conteúdo;
Construtivista, que visa à promoção da inteligência corporal; crítico-superadora, a qual
desenvolve os conteúdos da cultura corporal; crítica-emancipatória, a qual desenvolve
conteúdos da cultura do movimento
The Physical Education since its origin and approached with a focus on physical fitness and
sports, an approach that was criticized by critical progressive movement in the 1980s and has
encouraged the development of new theories as an alternative. This study performed a review
of the literature...
The Physical Education since its origin and approached with a focus on physical fitness and
sports, an approach that was criticized by critical progressive movement in the 1980s and has
encouraged the development of new theories as an alternative. This study performed a review
of the literature in an attempt to highlight the main differences between the theories, they are:
Developmental, it seeks to develop motor guided by maturation stage, psychomotricity, which
has the responsibility to use the movement as a means of education and correction of delays in
learning; conceptions of classes open, which seeks to develop the student autonomy by means
of co-decision in the approach of the content; Constructivist Approach, which seeks to
promote intelligence corporal; critical-surpassing, which develops the content of body culture;
critical-emancipatory, which develops content of culture of the movement