Indisciplina na escola : alunos considerados indisciplinados nas aulas de educação física, também são considerados indisciplinados no cotidiano escolar?
TCC
Português
TCC/UNICAMP M865i
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
81p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
A presente pesquisa analisou se alunos considerados indisciplinados nas aulas de Educação Física (EF) possuem o mesmo comportamento nos demais momentos do cotidiano escolar em uma escola estadual da cidade de Indaiatuba/SP. Também analisamos o que os professores e a direção da escola entendem por...
A presente pesquisa analisou se alunos considerados indisciplinados nas aulas de Educação Física (EF) possuem o mesmo comportamento nos demais momentos do cotidiano escolar em uma escola estadual da cidade de Indaiatuba/SP. Também analisamos o que os professores e a direção da escola entendem por indisciplina escolar e como lidam com ela. Além de uma revisão bibliográfica sobre os principais termos relacionados com a indisciplina escolar. Foram observadas três aulas de EF, uma aula de português e uma aula de matemática em cada uma das duas séries sorteadas (8ª série C e 8ª série D do Ensino Fundamental), totalizando dez aulas acompanhadas. Também foi realizado um questionário com os professores das aulas observadas e com a direção escolar, além de uma análise documental dos registros de ocorrências de indisciplinas na escola. Concluímos que a professora de EF atua de forma heterônoma em relação à indisciplina escolar, usufruindo das punições cabíveis, enquanto as professoras de português e matemática, num primeiro momento buscam o diálogo, entretanto notamos uma confusão no que diz respeito ao conceito de indisciplina entre os professores. Observamos que as professoras de português e matemática citaram desrespeito às regras como indisciplina, já a professora de EF citou aquelas ocorrências que prejudicam o seu trabalho e o processo ensino-aprendizagem, além da falta de interesse dos alunos e não conseguir conviver com regras e em sociedade, sendo o conceito da professora de EF o que mais se aproximou do adotado no presente estudo. Com relação à direção escolar, vemos que a escola num primeiro momento, tenta dialogar e resolver os conflitos existentes de forma autônoma, posteriormente ela assume que sozinha não consegue resolver alguns problemas, e procura ajuda de outros profissionais, num último momento a escola desiste da autonomia e passa a lidar com a indisciplina de forma heterônoma, com punições e sanções expiatórias como advertências escritas, suspensão das aulas ou transferências compulsórias. Após a análise dos questionários, aulas e registros, nós chegamos à conclusão final que alunos considerados indisciplinados nas aulas de EF também são considerados indisciplinados nos demais cotidianos escolares. A didática adotada nas aulas parece influenciar na manifestação da indisciplina
This research analyzed if students considered undisciplined in Physical Education (PE) classes have the same behavior on the other contexts within the school daily routine in a state school in the city Indaiatuba, Sao Paulo. It was also analyzed what teachers and school board direction understand by...
This research analyzed if students considered undisciplined in Physical Education (PE) classes have the same behavior on the other contexts within the school daily routine in a state school in the city Indaiatuba, Sao Paulo. It was also analyzed what teachers and school board direction understand by school indiscipline and how do they deal with it. Besides an academic bibliography overview on the topic, three PE classes, one Mathematic and one Portuguese class, were observed in two sorted grades (8th grade C and 8th grade D in the Ensino Fundamental), totalizing 10 observed classes. A questionnaire answered by the observed teachers and school board and a critical observation on the record of school indiscipline cases completed the material analyzed. We concluded that the PE teacher acts in a heteronomous way, using all the disciplinary measures permitted in the school when cases of indiscipline are faced, while the other teachers prefer the dialogue in a first moment. By this observation, we found out that there is a conflict among the teachers on the idea of what is considered indiscipline. The Portuguese and Mathematics teachers, for example, consider the disrespect to the school rules indiscipline. The PE teacher, on the other hand, consider indiscipline every behavior that compromises her teaching and students. learning process, the lack of interest of the students and the students inability to live in society and respect rules. This last point of view is the one that was considered in this study. The school board, as observed, at a first moment tries to dialogue and try to solve the conflicts with autonomy, then when they assume that they can.t solve some problems, they look for specialized help. In the last case, they give up acting with autonomy and starts dealing in a heteronomous way, punishing and sanctioning with written warning, class suspensions or compulsory transferring. After analyzing questionnaires, classes and records, we came with a conclusion that the students considered undisciplined in PE classes are also undisciplined on the other school environments. The method used in class seems to induce the undisciplined behavior