Estudo do desempenho motor, do perfil antropométrico e das influências sócio-culturais na educação infantil
Daniela Bento Soares
TCC
Português
TCC/UNICAMP So11e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
81 p.
Orientador: Ademir De Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
O comportamento infantil é marcado pelo movimento, sendo esta uma das variáveis mais exploradas pelos instrumentos de diagnóstico e de avaliação infantil. Este estudo objetivou avaliar o desempenho motor por meio do Exame Neurológico Evolutivo (ENE) e o perfil antropométrico das crianças analisadas,...
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O comportamento infantil é marcado pelo movimento, sendo esta uma das variáveis mais exploradas pelos instrumentos de diagnóstico e de avaliação infantil. Este estudo objetivou avaliar o desempenho motor por meio do Exame Neurológico Evolutivo (ENE) e o perfil antropométrico das crianças analisadas, estabelecendo correlações entre essas variáveis. Para compreender os resultados, foram analisadas, de forma qualitativa, as relações mantidas pelas crianças nos ambientes escolar e familiar com dados obtidos pela aplicação de anamnese e observação. Neste intuito, este estudo avaliou 62 crianças entre quatro e seis anos por meio de análise estatística correlacional, com comparações entre os dados obtidos por Lefèvre com o ENE e pelos dados da avaliação antropométrica. Os resultados foram tratados pelo teste de correlação de Spearman (rho), com valor de significância de p<0,05. A proposta deste estudo surgiu do pressuposto de que as avaliações motoras na infância permitem, de maneira precoce, o diagnóstico e a detecção de possíveis déficits, possibilitando as intervenções que se fizerem necessárias. A análise do ambiente em que as crianças vivem é necessária para justificar e compreender os problemas encontrados e fornecer aos pais e à escola, alternativas para a melhoria desses casos. As sessões do teste foram realizadas no Prodecad/UNICAMP. As correlações tanto para meninas quanto para meninos se mostraram não significativas. A porcentagem de sucesso no ENE para as meninas foi de 92,3% e para os meninos, foi de 82,35% de sucesso. Para ambos os sexos, as parcelas de indivíduos em risco nutricional, 23,07% de meninas e 20,58% de meninos, mostram que há um motivo de preocupação com esta variável. Os resultados pressupõem que o desempenho motor da amostra se encontra nos padrões estipulados pelo protocolo utilizado. É possível sugerir que os hábitos saudáveis, como número de refeições diárias e a prática de atividades físicas, por exemplo, ainda não são totalmente praticados pela população analisada, o que deve ser frisado ainda mais pela instituição de ensino e pelos agentes de saúde da sociedade. Com relação aos ambientes em que as crianças vivem se priorizou a importância das relações positivas entre escola e família, estando as demandas adequadas ao desenvolvimento infantil. Ressalta-se que o desempenho motor e o perfil antropométrico das crianças devem ser alvo de atenção de pais e professores, para que estas tenham apoio e segurança para crescer e amadurecer física e emocionalmente. Os resultados conduzem a uma reflexão a respeito da função do professor de Educação Física em todos os âmbitos avaliados, seja relacionado às habilidades motoras ou aos hábitos saudáveis ou de enriquecimento do segmento escolar e acompanhamento de ambiente familiar, de forma a torná-los mais acolhedores e consistentes em prevenção e educação durante o desenvolvimento infantil
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Childhood behavior is marked by movement, one of the variables most explored by childhood diagnostic and evaluation instruments. This study had as its objective the evaluation of motor performance through the Evolutive Neurological Exam (ENE) and of the anthropometric profile of the children...
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Childhood behavior is marked by movement, one of the variables most explored by childhood diagnostic and evaluation instruments. This study had as its objective the evaluation of motor performance through the Evolutive Neurological Exam (ENE) and of the anthropometric profile of the children surveyed, and it established correlations between these variables. In order to comprehend the results, it performed a qualitative analysis of the children¿s relations in the school and family environments using data obtained through the application of anamnesis and through observation, having as a basis the Ecological Theory of Human Development. With this in mind, this study evaluated 62 children between the ages of four and six through a correlational statistical analysis, with comparisons between the data obtained by Lefèvre with the ENE and data from the anthopometric evaluation. The results were calculated using Spearman's Rank Correlation Coefficient (rho), with a significance value of p < 0.05. The proposal of this study came out of the presupposition that motor evaluations in childhood permit the early diagnosis and detection of possible deficits, allowing for necessary interventions. The analysis of the environment in which the children live is necessary to justify and comprehend the problems found and to offer parents and the school alternatives to improve these cases. The test sessions were performed in the Prodecad/UNICAMP. The correlations for both girls and boys were not significant. The percentage of success in the ENE for girls was 92.3%, and for boys, 82.35%. For both sexes, the percentage of individuals with nutritional risk, 23.07% for girls and 20.58% for boys, shows the variable to be worrisome. The results presuppose that the motor performance of the sample is within the standards stipulated by the protocol used. It is possible to suggest that healthy habits, e.g. the number of daily meals and the practice of physical activities, are still not entirely practiced by the surveyed population and should be stressed by the school and the society¿s health workers. In relation to the environments in which the children live, the importance of positive relationships between school and family was prioritized, the demands being adequate for child development. It is noteworthy that children¿s motor performance and anthropometric profile should be the object of attention of parents and teachers, in order for them to have support and safety to grow and mature physically and emotionally. The results lead to a reflection regarding the role of the Physical Education teacher in all spheres evaluated, whether they be related to motor abilities, to healthy habits or to enrichment of the school segment and monitoring of the family environment, so as to make them more welcoming and consistent in prevention and education during childhood development.
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Estudo do desempenho motor, do perfil antropométrico e das influências sócio-culturais na educação infantil
Daniela Bento Soares
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