Considerações a respeito de educação, infância e sexualidade : um ensaio na filosofia das multiplicidades
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
77 p.
Orientador: Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Este trabalho discutirá como a sexualidade e suas manifestações são alvo de controles,
imposições e normatizações que regem a história da humanidade desde muitos séculos. Esta
vigilância se dá a partir de um imaginário construído sobre os gêneros, sustentado por um
ideal identitário tido como algo...
Este trabalho discutirá como a sexualidade e suas manifestações são alvo de controles,
imposições e normatizações que regem a história da humanidade desde muitos séculos. Esta
vigilância se dá a partir de um imaginário construído sobre os gêneros, sustentado por um
ideal identitário tido como algo permanente e estanque o qual representa, através de princípios
básicos da ontologia tradicional de pensamento, o real e o verdadeiro sobre o objeto ou coisa
observada. O que venho propor neste trabalho é pensarmos em um pensamento sem imagem,
sem identidade e livre de amarras oriundas da representação. Dessa forma é possível se pensar
em uma nova ontologia proposta pelo filósofo francês Gilles Deleuze, a qual partirá da
diferença em si para a construção do pensamento, dando a este uma idéia de constante
movimento, contrariando as idéias de permanência e verdade na qual a ontologia tradicional
está arcada. Com esta Teoria das Multiplicidades ou Filosofia da Diferença como é
conhecida a proposta deleuziana de criação de pensamento, procuro usar de termos e
conceitos desenvolvidos por ele, e mais outros desenvolvidos juntamente com seu colega
Félix Guattari, como: rizoma, plano de imanência, o pensar, o aprender, etc. Assim, tentarei
trazer este problema ao tema da educação, em especial para a educação infantil, através de
casos cotidianos trazidos, principalmente, por educadoras participantes do projeto "Tecendo
Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil¿ no qual fui bolsista. A
partir desta discussão, farei um breve estudo histórico-cultural investigando o espaço da
infância desde a Antiguidade Clássica, passando pela Modernidade com o surgimento das
instituições disciplinares, para então podermos pensar a infância dos dias atuais e com isso
pensarmos uma nova infância.
This monograph will discuss how sexuality and its manifestations are subjected to control,
impositions and normatizations throughout human history. This regulation is based on a
constructed idea of gender that is sustained by a permanent and impervious conception of
identity, incurring in a real...
This monograph will discuss how sexuality and its manifestations are subjected to control,
impositions and normatizations throughout human history. This regulation is based on a
constructed idea of gender that is sustained by a permanent and impervious conception of
identity, incurring in a real and true representation of the object or observed thing, as dictated
by the basic principals of traditional ontology. What I intend to propose in this study is a form
of thinking that does not require image, without identity and free of strains imposed by
representation. As such, it is possible to apply a new form of ontology as proposed by the
French philosopher Gilles Deleuze, who will base himself on the difference itself for the
construction of thought, providing it with an idea of constant movement, opposing theories of
permanence and truth. His Theory of Multiplicities or Philosophy of Difference as proposed
together with Félix Guattari for the creation of thought, supply important terms and concepts
which I base my study on, such as: rhizome, plane of immanence, thinking, learning, etc. I
will attempt to link this to the topic of education, especially child education, through cases
brought mostly by educators and members of the "Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos
Currículos da Educação Infantil¿ project in which I interned. Based on this discussion I will
address childhood since antiquity, passing though modernity and its creation of disciplinary
institutions, to then think childhood in contemporary terms and, as such, in a new conception
of childhood
Considerações a respeito de educação, infância e sexualidade : um ensaio na filosofia das multiplicidades
Considerações a respeito de educação, infância e sexualidade : um ensaio na filosofia das multiplicidades
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