A filosofia da diferença de Gilles Deleuze na filosofia da educação no Brasil
Cristiane Maria Marinho
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
T/UNICAMP M338f
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
462 p.
Supervisor: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Relatorio final (pos-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente trabalho, A Filosofia da diferença de Gilles Deleuze na Filosofia da Educação no Brasil, tem por objetivo central apresentar o pensamento filosófico educacional de alguns pensadores brasileiros sob a inspiração da filosofia da diferença deleuzeana, realçando o que distingue esta produção...
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O presente trabalho, A Filosofia da diferença de Gilles Deleuze na Filosofia da Educação no Brasil, tem por objetivo central apresentar o pensamento filosófico educacional de alguns pensadores brasileiros sob a inspiração da filosofia da diferença deleuzeana, realçando o que distingue esta produção da Filosofia da Educação tradicional regida pela filosofia da Representação. Para tanto, a pesquisa se divide em quatro capítulos: o primeiro capítulo, De Deus à Diferença: trajetória das matrizes filosóficas na educação brasileira, elenca as matrizes filosóficas mais expressivas no nosso país, bem como as práticas e as teorias educativas resultantes delas; o segundo capítulo, A Filosofia da Educação 110 Brasil, expõe a trajetória de constituição da Filosofia da Educação como campo de saber específico e apresenta três obras brasileiras representativas desse percurso; o terceiro capítulo, A Filosofia da Diferença de Deleuze, explicita os contornos principais do pensamento deleuzeano no que diz respeito à sua Filosofia da Diferença; o quarto e último capítulo, Filosofia da Diferença deleuzeana na Filosofia da Educação 110 Brasil ou para uma (não)-teoria da quebradura da vara, apresenta a emergência ela Filosofia da Diferença deleuzeana no Brasil e sua posterior intercessão na Filosofia da Educação, com ênfase em quatro nomes representativos: Tomaz Tadeu, Daniel Lins, Walter Kohan e Sílvio Gallo. Em anexo, o trabalho trás, ainda, as entrevistas com estes filósofos brasileiros, somadas a mais duas entrevistas de professores brasileiros e uma de um português: Paulo Ghiraldelli, Sylvio Gadelha e Nuno Fadigas, os quais também falam da intercessão deleuzeana na educação.
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