Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
TESE
Português
T/UNICAMP Se11v
[Visit a museum of students]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
202 p. : il.
Orientador: Ernesta Zamboni
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo central da tese é analisar em que medida práticas escolares de visitas a museus podem romper com os saberes disciplinares e pedagógicos incidindo diretamente sobre a produção de um conhecimento experiencial a ser mobilizado no ensino de história. Do ponto de vista teórico, a...
Resumo: O objetivo central da tese é analisar em que medida práticas escolares de visitas a museus podem romper com os saberes disciplinares e pedagógicos incidindo diretamente sobre a produção de um conhecimento experiencial a ser mobilizado no ensino de história. Do ponto de vista teórico, a pesquisa toma a ideia de visitante como um espectador emancipado (RANCIÈRE, 2010) e a produção da cultura como um modo de vida comum perpassada pelas idéias e práticas sociais (WILLIAMS, 1969 e 1979). Do ponto de vista empírico, investiga-se como um grupo de estudantes de Licenciatura em História em situações educativas de visita constroem sentidos diversos para o patrimônio, para o ensino de história e a para a memória cultural. Destacam-se, em especial, as práticas vivenciadas pelos visitantes no Museu do Escravo de Belo Vale (MG) e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the extent in that school field trips to museums can modify established disciplinary and pedagogical knowledge and directly influence the production of knowledge from experience to be mobilized for the teaching of history From the theoretical...
Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the extent in that school field trips to museums can modify established disciplinary and pedagogical knowledge and directly influence the production of knowledge from experience to be mobilized for the teaching of history From the theoretical viewpoint, this study considers the visitor as an emancipated spectator (RANCIÈRE, 2010) and the production of culture as a common way of life and determined by the social ideas and practices (WILLIAMS, 1969 and 1979). From the empirical viewpoint, we investigated the way how history licensure students construct various meanings to the heritage in field trips for the teaching of history and the cultural memory.The practices experienced by the visitors to the Slave Museum in Belo Vale, State of Minas Gerais, and the National History Museum in Rio de Janeiro, state of Rio de Janeiro are given special emphasis.
Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra