Eu, meu bairro, nosso mundo : um experimento em educação não-formal confluindo saberes e prazeres
TESE
Português
T/UNICAMP Si42e
[I, my neighborhood, our world]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
313 p. : il.
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa teve como objetivo, a reflexão e a análise do desenvolvimento e dos resultados de uma prática educativa no ensino de artes com crianças de 8 a 12 anos sendo desenvolvida em um espaço de educação não-formal localizado na periferia da cidade de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa...
Resumo: A pesquisa teve como objetivo, a reflexão e a análise do desenvolvimento e dos resultados de uma prática educativa no ensino de artes com crianças de 8 a 12 anos sendo desenvolvida em um espaço de educação não-formal localizado na periferia da cidade de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa de tipo participante que também envolveu gestores, educadores e integrantes da instituição em uma ação participativa. Confluiu as áreas de conhecimento da arte-educação, da fotografia e da oralidade. Buscou a elaboração e realização de atividades voltadas à exteriorização da subjetividade pautadas na expressão artística com enfoque na linguagem das artes plásticas, explorando os espaços da entidade e do bairro a que pertence. Nesta proposta, pontuou a significação destes espaços relacionados ao trabalho coletivo e às relações da memória compartilhada e formação de identidade.
Abstract: The objectives of this research were the thinking and analysis of the development and results of an educational practice based on arts teachings, with 8 to 12 years old children, in a non-formal organization located in the periphery of São Paulo. It was a participant type research, also...
Abstract: The objectives of this research were the thinking and analysis of the development and results of an educational practice based on arts teachings, with 8 to 12 years old children, in a non-formal organization located in the periphery of São Paulo. It was a participant type research, also involving managers, educators and general staff of this organization in a participative action. Art-education, photograph and oral knowledge areas were converged. The aim was the elaboration and realization of activities in order to externalize the subjectivity focusing the artistic expression through plastic arts, exploring the Organization facilities and its neighborhood. In this proposal, the meaning of these spaces was pointed out related to the collective work and to the relation between shared memories and identity formation.