Devires imaginativos de fotografias didáticas
Elaine dos Santos Soares
TCC
Português
TCC/UNICAMP So11d
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
152 f. : il.
Orientador: Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Estre trabalho procurou analisar as fotografias de cidade de livros didáticos de duas coleções com classificações distintas no PNLD 2008,
sendo uma regular e outra satisfatória, a saber, a coleção Geovida Olhar Geográfico e a coleção Geografia Crítica, respectivamente, nos seus
volumes de... Ver mais Resumo: Estre trabalho procurou analisar as fotografias de cidade de livros didáticos de duas coleções com classificações distintas no PNLD 2008,
sendo uma regular e outra satisfatória, a saber, a coleção Geovida Olhar Geográfico e a coleção Geografia Crítica, respectivamente, nos seus
volumes de ensino fundamental series iniciais de 5ª a 8ª série. Foi feito o levantamento de quantas são as fotografias, mapas, ilustrações, das
fotografias, quantas são de cidade, qual a cidade, o ano, o tema, capítulo e unidade em que aparecem. Essas fotografias foram classificadas
quanto ao enquadramento, ângulo, cor, tamanho, estética e iluminação. Feita a tabulação de todos esses dados, passou-se para os gráficos e
mapas, para dar maior visibilidade aos dados. Em seguida, foi feita a analise desses gráficos, buscando encontrar relações, concentrações e
padrões, sempre relacionando as duas coleções e apontando suas diferenças e semelhanças. A partir daí foi feita uma conversa sobre a educação
visual pelas imagens dos livros didáticos. E por fim, fabulações a partir das fotografias nelas mesmas e a partir de imaginações acerca delas.
Abstract: This piece of work sought to analyze the pictures of cities in the didactic books of two collections with distinct classifications in the
PNLD 2008, one being classified as regular, and the other as satisfactory, these two being the Geovida Olhar collection, and the Geografia Crítica
collection, respectively, on their elementary school volumes (5th to 8th series). There was made a survey of how many photographs, maps,
illustrations there are in the books, of how many, among the pictures, are pictures of cities, of which cities are shown, of what were the years on
which the pictures were taken and of which chapter and unity of the book they appear. These pictures were classified according to which angle
they were taken, what size are the pictures, and what aestetic and lightning quality they have. After these data were computed, there were
generated maps and graphs to give a better comprehension of their significance in the context of this research. Following this, there was made an
analysis of these graphs, aiming to find relations, concentrations and patterns, always comparing there two collections, pointing their similarities
and differences. From this analysis, a reflection about the visual education realized through the didactic books was made. And finally, there were
made fabulations using the photographies and the imaginations that they inspire as the starting point. Ver menos
sendo uma regular e outra satisfatória, a saber, a coleção Geovida Olhar Geográfico e a coleção Geografia Crítica, respectivamente, nos seus
volumes de... Ver mais Resumo: Estre trabalho procurou analisar as fotografias de cidade de livros didáticos de duas coleções com classificações distintas no PNLD 2008,
sendo uma regular e outra satisfatória, a saber, a coleção Geovida Olhar Geográfico e a coleção Geografia Crítica, respectivamente, nos seus
volumes de ensino fundamental series iniciais de 5ª a 8ª série. Foi feito o levantamento de quantas são as fotografias, mapas, ilustrações, das
fotografias, quantas são de cidade, qual a cidade, o ano, o tema, capítulo e unidade em que aparecem. Essas fotografias foram classificadas
quanto ao enquadramento, ângulo, cor, tamanho, estética e iluminação. Feita a tabulação de todos esses dados, passou-se para os gráficos e
mapas, para dar maior visibilidade aos dados. Em seguida, foi feita a analise desses gráficos, buscando encontrar relações, concentrações e
padrões, sempre relacionando as duas coleções e apontando suas diferenças e semelhanças. A partir daí foi feita uma conversa sobre a educação
visual pelas imagens dos livros didáticos. E por fim, fabulações a partir das fotografias nelas mesmas e a partir de imaginações acerca delas.
Abstract: This piece of work sought to analyze the pictures of cities in the didactic books of two collections with distinct classifications in the
PNLD 2008, one being classified as regular, and the other as satisfactory, these two being the Geovida Olhar collection, and the Geografia Crítica
collection, respectively, on their elementary school volumes (5th to 8th series). There was made a survey of how many photographs, maps,
illustrations there are in the books, of how many, among the pictures, are pictures of cities, of which cities are shown, of what were the years on
which the pictures were taken and of which chapter and unity of the book they appear. These pictures were classified according to which angle
they were taken, what size are the pictures, and what aestetic and lightning quality they have. After these data were computed, there were
generated maps and graphs to give a better comprehension of their significance in the context of this research. Following this, there was made an
analysis of these graphs, aiming to find relations, concentrations and patterns, always comparing there two collections, pointing their similarities
and differences. From this analysis, a reflection about the visual education realized through the didactic books was made. And finally, there were
made fabulations using the photographies and the imaginations that they inspire as the starting point. Ver menos
Devires imaginativos de fotografias didáticas
Elaine dos Santos Soares
Devires imaginativos de fotografias didáticas
Elaine dos Santos Soares