Por que brincar no ensino fundamental? [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP T723p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (62 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Quais são os mecanismos que ocorrem no psiquismo quando a criança realiza o brincar? Quais são os benefícios desses mecanismos para a vida da criança como um todo e para sua participação efetiva na escola? Em outras palavras, pretendo falar sobre a importância do brincar para o ensino...
Resumo: Quais são os mecanismos que ocorrem no psiquismo quando a criança realiza o brincar? Quais são os benefícios desses mecanismos para a vida da criança como um todo e para sua participação efetiva na escola? Em outras palavras, pretendo falar sobre a importância do brincar para o ensino fundamental. Nesse trabalho, o estudo é iluminado por teorias da psicanálise, principalmente a Winnicottiana, que fala sobre os mecanismos essenciais do brincar para uma vida saudável. De acordo com a teoria psicanalítica Winnicottiana o ato de brincar e sentir prazer com a brincadeira é algo a ser alcançado no desenvolvimento emocional do ser humano. Determinadas experiências vivenciadas pelo individuo, desde sua existência, são fundamentais para que o brincar criativo ocorra. O brincar da criança fornece as bases para outros processos psíquicos, como o de compreensão e a concentração. (LUZ, 2009. p.02) Dessa forma, espero que esse conhecimento possa beneficiar o campo educacional, permitindo ao professor a concessão de um espaço e tempo maiores para a realização do brincar visando a integração psíquica da criança. Nesse cenário, o objeto de pesquisa ficou definido como Por que brincar no ensino fundamental?
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF