A motivação de estudantes do ensino fundamental e a aprendizagem de matemática [recurso eletrônico]
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP R618m
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (45 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Selma de Cássia Martinelli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A educação matemática tem sido palco de diversas discussões a respeito das dificuldades alegadas pelos alunos em adquirirem seus conceitos. Tais discussões, muitas vezes, concluem que a falta de motivação aparente demonstrada durante as aulas, pode ser um dos obstáculos a diferente...
Resumo: A educação matemática tem sido palco de diversas discussões a respeito das dificuldades alegadas pelos alunos em adquirirem seus conceitos. Tais discussões, muitas vezes, concluem que a falta de motivação aparente demonstrada durante as aulas, pode ser um dos obstáculos a diferente aprendizagem desse conteúdo. Este trabalho busca conhecer as percepções e experiências motivacionais de alunos do Ensino Fundamental em relação à disciplina de matemática. Para tanto investigou-se, por meio de um questionário estruturado e uma Escala de orientação motivacional, 283 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas de Campinas. Os dados encontrados foram interpretados qualitativa e quantitativamente e tiveram como base interpretativa as teorias cognitivas da motivação, mais especificamente as orientações motivacionais intrínseca e extrínseca
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF