É pré, mas não é pré [recurso eletrônico] : a criança de seis anos no Ensino Fundamental
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP B644e
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo observar em uma sala de primeiro ano do Ensino Fundamental as implicações da Lei nº. 11.114, de 16 de maio de 2005, que torna este nível de ensino obrigatório a partir dos seis anos de idade. A pesquisa teve início no primeiro semestre...
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo observar em uma sala de primeiro ano do Ensino Fundamental as implicações da Lei nº. 11.114, de 16 de maio de 2005, que torna este nível de ensino obrigatório a partir dos seis anos de idade. A pesquisa teve início no primeiro semestre de 2011 e foi concluída no primeiro semestre de 2012, e foi realizada em uma escola pública do município de campinas, que contempla em seu espaço Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos partem de uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa com inspirações etnográficas. O objetivo central foi investigar qual o posicionamento das professoras dessas crianças de seis anos frente a esta política, tanto as docentes de Ensino Fundamental que passam a atuar junto a estas crianças, quanto as docentes de Educação Infantil, que antes eram as professoras responsáveis pelas crianças desta faixa etária. Este TCC também se propõe a analisar a possível existência de algum diálogo entre estas professoras, uma vez que as crianças de seis anos freqüentavam anteriormente a primeira etapa da educação básica, a educação infantil. Com as entrevistas também se pretendeu perceber quais são as práticas pedagógicas de algumas professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental, e quais são as práticas pedagógicas de algumas professoras de agrupamento III da educação infantil, último ano nesta etapa da educação na rede de Campinas, tendo em vista que com a antecipação da escolarização para as crianças de seis anos, estas perdem a nominação de ¿crianças¿ e passam a ser chamadas de ¿alunos¿. Os dados levantados neste TCC permitem formular a hipótese de que as crianças de seis anos passaram para o ensino fundamental sem a reorganização do tempo e do espaço para elas, perdendo assim seu direito ao lúdico e à brincadeira, sendo este um dos pontos problematizados pela pesquisa.
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