Desenhos Ocultos/Desejos Velados
TESE
Português
T/UNICAMP M814d
[Drawings hidden/Covert desires]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
137 p. : il.
Orientador: Ivanir Cozeniosque Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Partindo de alguns conceitos desenvolvidos por Sigmund Freud, tais como o recalque, o ato falho, as pulsões de vida e morte, a recorrência, o consciente e o inconsciente, a pesquisa utilizou o desenho e as linguagens dele decorrentes para uma tradução verbo/visual construída em uma sucessão...
Resumo: Partindo de alguns conceitos desenvolvidos por Sigmund Freud, tais como o recalque, o ato falho, as pulsões de vida e morte, a recorrência, o consciente e o inconsciente, a pesquisa utilizou o desenho e as linguagens dele decorrentes para uma tradução verbo/visual construída em uma sucessão de processos criativos distintos. Primeiramente, foi criado um "vocabulário imagético" desenhado, para a seguir transformá-lo em caixas iluminadas e tridimensionais. Em seguida foram criadas imagens em grandes dimensões, valorizando a ausência e o vazio e, finalmente, miniaturas condensadas das imagens, fechadas em pequenas caixas acrílicas. Fundamentando a hipótese de se alcançar "imagens de Freud", a Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, ao tratar a sensação primeira causada pela obra, aproximou-se do conceito de "Primeiridade" de Charles Sanders Peirce quando ele a descreve como uma qualidade de sensação. Estas relações conceituais construíram a aposta na criação de uma poética particular que combina a experiência do artista com a percepção e possibilidades de sensações causadas por ela ao público final. O resultado é um conjunto visual que de certa forma está em correspondência com os conceitos freudianos destacados e é capaz de enriquecer a percepção de sua obra, agora em desenhos e imagens tridimensionais
Abstract: Starting with some Sigmund Freud?s concepts, such as: repression, the slip, the instincts of life and death, recurrence and the conscious and unconscious, the research used the design and language from it to a verbal and visual translation, built in a succession of different creative...
Abstract: Starting with some Sigmund Freud?s concepts, such as: repression, the slip, the instincts of life and death, recurrence and the conscious and unconscious, the research used the design and language from it to a verbal and visual translation, built in a succession of different creative processes. We first created a "vocabulary imagery" designed to, then turn it into light and three-dimensional boxes. As a result images were created in large valuing the absence and emptiness, and finally condensed thumbnails of images, locked in small acrylic boxes. Supporting the hypothesis of achieving "Freud?s pictures", Merleau-Ponty's Phenomenology Perception Theory comes when the first sensation caused by the art works approaches Charles Sanders Peirce's concept of "Firstness" as he describes it as a sensation quality. These conceptual relationships built the option of creating a particular creative process that combines the poetic experience with the artist's perception and possibilities of sensations caused by it to the public. The result is a look that is, somehow, in correspondence with the Freudian concept deployed and is able to enhance the perception of his work, now in drawings and three-dimensional images