Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Leila Cristina Borges da Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38p
[Reading and writing practices on the school, on the docents working environment and on the educational management]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
164 p.
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo procurou compreender de que maneira acontecem as práticas de usos da escrita e da leitura, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. Baseando-me nos estudos da história cultural (CERTEAU, 1994; GIARD, 2009; MAYOL, 2009) e do...
Ver mais
Resumo: O presente estudo procurou compreender de que maneira acontecem as práticas de usos da escrita e da leitura, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. Baseando-me nos estudos da história cultural (CERTEAU, 1994; GIARD, 2009; MAYOL, 2009) e do letramento na perspectiva da esfera escolar (BUNZEN, 2009 e 2010; KLEIMAN, 1995 e 2001), analisei, especificamente, práticas de usos da escrita e da leitura, vivenciadas na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Campinas, as quais envolveram um caderno de recados, um exercício escolar, um contrato de estágio e um planejamento de ensino. Respectivamente, em duas dessas práticas, participei na condição de professora e, nas outras duas, na condição de orientadora pedagógica e de diretora educacional. Como escolha metodológica, procurei indicar aos leitores os caminhos das análises, descrevendo-lhes o entrelaçamento de minhas relações sociais com a pesquisa, revelando as condições de produção em que ela se sustentou. O letramento escolar fora compreendido por mim como algo em mudança e em construção contínua pelos sujeitos que compartilham o trabalho pedagógico cotidiano na escola. As práticas de usos da escrita e da leitura foram analisadas como práticas heterogêneas, combinatórias, que se modificam com um pequeno toque, um pormenor, embora possa haver nelas uma aparência de conservação, monotonia e de repetição.
Ver menos
Abstract: The present study aims to understand how the writing and reading practices happen on the school environment, on the teaching working places and on the educational manegement. Based on the Cultural History background (CERTEAU; 1994; GIARD; 2009; MAYOL; 2009) focused specifically on the...
Ver mais
Abstract: The present study aims to understand how the writing and reading practices happen on the school environment, on the teaching working places and on the educational manegement. Based on the Cultural History background (CERTEAU; 1994; GIARD; 2009; MAYOL; 2009) focused specifically on the writing and reading placed on the public schools for children in Campinas - Sao Paulo, Brazil - which included the analyses of a booknote, a school exercice, a contract as a trainee and an educational plan. In two of these practices I have worked as a teacher and in the other two I have worked as a pedagogical advisor. As a methodological principle, I have tried to suggest to the readers the way to do the analyses, describing my experiences with the research and all the social links involved in it, revealing the conditions on what it was based. I understood that the literacy procedure was in a continuous change and building by the actors that shared the daily pedagogical work at the school. Though it has the appearence of little change, of a still condition, or even has an appearence of a monotonous and repetitive profile, the procedure and uses of the writing and reading process were analysed as heterogeneous and combinatories practices that can change with a little effort or with a small move.
Ver menos
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Orientador
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Avaliador
Bunzen, Clecio Santos
Avaliador
Tempesta, Maria Cristina da Silva
Avaliador
Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Avaliador
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Leila Cristina Borges da Silva
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Leila Cristina Borges da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra