Correlação entre a proporção 2D:4De o desempenho acadêmico em alunos de odontologia
TESE
Português
T/UNICAMP H777c
[Correlation between 2D:4D and academic performance in dentistry students]
Piracicaba, SP : [s.n.], 2012.
28 f.
Orientador: Jacks Jorge Junior
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Resumo: Estudos sugerem que a exposição pré-natal à testosterona (PT) está relacionada à inteligência ou à capacidade de aprendizado. A proporção entre os dedos indicador e anelar (proporção digital ou 2D:4D) correlaciona-se negativamente à exposição pré-natal à testosterona. Este estudo avaliou as...
Resumo: Estudos sugerem que a exposição pré-natal à testosterona (PT) está relacionada à inteligência ou à capacidade de aprendizado. A proporção entre os dedos indicador e anelar (proporção digital ou 2D:4D) correlaciona-se negativamente à exposição pré-natal à testosterona. Este estudo avaliou as correlações entre o 2D:4D e o sucesso acadêmico em disciplinas teóricas e práticas no currículo do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Ao todo, 80 indivíduos (40 homens e 40 mulheres) com idade entre 18 e 22 anos (média 19,5 ± 1,1 anos para os homens e 19,7 ± 1,2 para mulheres), alunos do 2º ao 4º ano de graduação tiveram sua mão direita fotografada por meio de câmera digital acoplada a dispositivo padronizador perpendicular à superfície. As imagens foram transferidas ao software Adobe Photoshop® e os dedos indicador e anelar foram medidos de forma linear, da depressão mais caudal ao ponto mais rostral da ponta do dedo. Os dados foram analisados usando os softwares Microsoft Excel, SPSS 16 e Statview. A proporção digital média foi de 0,980 ± 0,038 para homens e 0,991 ± 0,025 para mulheres. Correlacionou-se então esta proporção às notas teóricas e práticas obtidas pelos estudantes durante os primeiros quatro semestres letivos do curso. As notas teóricas e práticas foram negativamente correlacionadas à proporção digital em homens (especialmente após a remoção da influência das horas de estudo domésticas; p = 0,02 e 0,004, respectivamente), mas não em mulheres (p = 0,89 e 0,77, respectivamente). Este achado apóia a correlação entre a influência da testosterona pré-natal e o desenvolvimento da inteligência em homens. A falta de correlação entre a testosterona pré-natal e o sucesso acadêmico em mulheres sugere que a inteligência no sexo feminino deve ser influenciada por fatores alheios à testosterona pré-natal
Abstract: It has been suggested that prenatal testosterone (PT) is positively related to intelligence or learning-ability skills. Digit ratio (2D:4D) is a negative correlate of PT. This study considered the correlations between 2D:4D and academic success in practical and theoretical disciplines in...
Abstract: It has been suggested that prenatal testosterone (PT) is positively related to intelligence or learning-ability skills. Digit ratio (2D:4D) is a negative correlate of PT. This study considered the correlations between 2D:4D and academic success in practical and theoretical disciplines in the Dental School curriculum of the Piracicaba Dental School, State University of Campinas, Brazil. Overall, 80 subjects (40 males and 40 females) aged between 18 and 22 years (means 19.5 ± 1.1 and 19.7 ± 1.2, respectively) had their right hand palm photographed by a digital camera attached to a standardising device, perpendicular to the surface. The images were transferred to a computer and the index and ring fingers were measured from the ventralmost crease up to the tip of the finger using Adobe Photoshop. Data were analyzed using Microsoft Excel and SPSS 16. Mean digit ratio was 0.980 ± 0.038 for males and 0.991 ± 0.025 for females. Digit ratio was correlated to the grades obtained by the students through their first four semesters. Theoretical and practical grades were significantly negatively correlated to digit ratio in males (and this was particularly so after the influence of age and hours of study were removed, p = 0.02 and 0.004, respectively), but not in females (p = 0.89 and 0.77, respectively). This finding supports a link between high PT and intelligence in males. The lack of relationship between 2D:4D and examination marks in female students, suggests that intelligence in females may be influenced by factors other than prenatal testosterone
Correlação entre a proporção 2D:4De o desempenho acadêmico em alunos de odontologia
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