Mu/dança : a percepção da dança na vida de dançarinos com e sem deficiência física
TCC
Português
TCC/UNICAMP F335m
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
162 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Historicamente, é possível observar que a dança esteve presente na vida do homem, desde os tempos mais remotos da civilização. Ao longo do tempo, os ser humano vem empregando significados próprios a este tipo de arte e desta maneira surgem novos estilos e formas. Nesse presente...
Resumo: Historicamente, é possível observar que a dança esteve presente na vida do homem, desde os tempos mais remotos da civilização. Ao longo do tempo, os ser humano vem empregando significados próprios a este tipo de arte e desta maneira surgem novos estilos e formas. Nesse presente contemporâneo, a dança é possível de ser realizada por pessoas com deficiência física, devendo ser encarada como uma manifestação expressiva da totalidade do ser que a prática. Diante dos fatos apresentados, este trabalho teve corno objetivo constatar a percepção de dançarinos com e sem deficiência física frente às possíveis modificações nas atitudes de suas vidas, após iniciarem o trabalho de dança Para isso, optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos a entrevista semi-estruturada para realização da coleta das informações; e o método de análise do conteúdo para tratamento dos dados. Dessa forma, foi possível constatar as mudanças ocorridas nas atitudes da vida de dançarinos com e sem deficiência física, a partir de suas experiências junto ao Grupo artístico Roda Pés. No decorrer da pesquisa, a temática foi desenvolvida através do seguinte eixo: a construção do referencial teórico, no qual trouxemos as considerações históricas em tomo da dança, da dança em cadeira de rodas e da dança e a vida; a descrição metodológica do estudo, apresentando os critérios utilizados, bem como a proposta da análise de conteúdo; a discussão dos resultados em cinco categorias: dança, corpo, cadeira de rodas, interação social e diversidade. Tecemos considerações que nos permitem afirmar, que para esse grupo pesquisado, a dança é um meio de revalorização e resignificação social. Corno meio de expressão de sentimentos, ela possibilitou estabelecer um diálogo com o expectador/sociedade, em que observamos direcionados novos olhares, novos valores e entendimentos em relação às pessoas com deficiência física que dançam
Abstract: Historically, it is possible to observe dance in the life of man since the beginning of civilization. Over the ages, human beings have given different meanings to this art and therefore, new styles and forms arise. Nowadays, dancing can be performed by people with disabilities which should...
Abstract: Historically, it is possible to observe dance in the life of man since the beginning of civilization. Over the ages, human beings have given different meanings to this art and therefore, new styles and forms arise. Nowadays, dancing can be performed by people with disabilities which should be faced as a total expressive manifestation of the person who practices it. In face of these facts, this work has as its aim to observe perception of dancers with and without disability and the possible behavior modifications in their lives after taking up dancing. We have opted, therefore, for a qualitative research in which we used a semi-structured interview for data collection. And also the content analyses method for data handling. It was possible to notice changes in the behavior of dancers with and without disability in the experiences with the artistic group Roda Pés. All along the research, the theme was developed through the following axis: the theoretical referential construction, in which we brought the historical considerations around dancing, dancing on wheelchairs and dancing and life; the methodological description of the study, presenting the criteria as well as the content analyses proposal, results discussion in five categories: dancing, body, wheelchair, social interaction, and diversity. We have reached conclusions which allow us to state that, for the group studied, dancing is a way to a social reevaluation and resignification. As a means to express feelings, it allowed a dialogue with the audience/society, in which we observed a different way to look at it, new values and understanding in relation to people with disability who dance