A mediação semiotica no desenvolvimento do conhecimento quimico
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P362m
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
107p. : il.
Orientador: Silvio Sanches Gamboa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Os homens, por meio da linguagem, criam relação com o ausente e com o tempo, educando-se e transformando-se em seres culturais. Estas interações que ocorrem no âmbito das relações sociais e com o mundo são relações estritamente humanas que são possibilitadas pelos signos. São, portanto...
Resumo: Os homens, por meio da linguagem, criam relação com o ausente e com o tempo, educando-se e transformando-se em seres culturais. Estas interações que ocorrem no âmbito das relações sociais e com o mundo são relações estritamente humanas que são possibilitadas pelos signos. São, portanto mediações semióticas. Graças a essa mediação semiótica é possível a comunicação, como também o conhecimento e o desenvolvimento da consciência.As fórmulas e as equações químicas são mediadoras do conhecimento químico, e o sucesso do ensino/aprendizado da Química depende da maneira como o professor trabalha essa simbologia. Como verificamos nesta pesquisa, a maneira de ensinar as fórmulas químicas isoladas do universo e por meio de uma tradução mecânica de um signo para outro limita a mediação semiótica e, por conseguinte, afeta a qualidade do ensino e da aprendizagem da Química
A mediação semiotica no desenvolvimento do conhecimento quimico
A mediação semiotica no desenvolvimento do conhecimento quimico
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