Diversificação e inovação em produtos baseados na biodiversidade : a experiência da Natura S.A.
Josilene Andrade Ramos
TCC
Português
TCC/UNICAMP
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
95 p.
Orientador: José Maria Ferreira Jardim da Silveira.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: Dado ambiente competitivo contemporâneo, marcado por um modelo de maior
liberalização da economia, o mercado tem exigido das empresas constantes mudanças
em seus planos organizacionais e gerenciais. Nesse ambiente de economia cada vez
mais volátil e acirramento da concorrência, o mercado...
Resumo: Dado ambiente competitivo contemporâneo, marcado por um modelo de maior
liberalização da economia, o mercado tem exigido das empresas constantes mudanças
em seus planos organizacionais e gerenciais. Nesse ambiente de economia cada vez
mais volátil e acirramento da concorrência, o mercado induz ou obriga as empresas a
elaborarem estratégias visando a obtenção de vantagens competitivas mais duradouras
e, desta forma, buscar nichos de oportunidade para seus produtos e serviços.
Concomitante a este processo tem-se verificado a emergência da preocupação
com o ambiente e a incorporação de modelos sustentáveis como parte de estratégia
competitiva, na medida segundo a percepção das empresas o desenvolvimento de novas
oportunidades tecnológicas abertas pelos mercados de produtos naturais são capazes de
gerar vantagens competitivas.
Assim esta monografia pretende fazer um estudo de caso em relação à estratégia
de diversificação da inovação da empresa Indústria e Comércio de Cosméticos Natura
Ltda, apoiada na exploração da biodiversidade, a fim de verificar se as estratégias
adotadas criam uma diferenciação perante a concorrência. Primeiramente se apresenta
uma revisão teórica sobre os temas diversificação, desenvolvimento sustentável e
inovação tecnológica fazem-se uma analise do panorama e das estratégias de inovação
tecnológica do setor de higiene, pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), para em
seguida apresentar a Natura tendo em conta sua história e posicionamento no mercado,
quer nacional como internacional, e a partir do cenário apresentado realizar a
qualificação e detalhamento das estratégias da empresa, com especial ênfase na
inovação direcionada a produtos advindos da biodiversidade brasileira. Destaca-se neste
ultimo item a análise do impacto do marco regulatório no acesso à biodiversidade.
Salienta-se que escolha do setor de HPPC pautou-se pelo franco crescimento
registrado pelo setor nos últimos anos, e especificamente a Natura, por ser a maior
companhia de cosméticos de capital brasileiro, desenvolve, fabrica, distribui e
comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma
marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país.
Abstract: Given the contemporary competitive environment, marked by a model of greater
liberalization of the economy, the market has required the constant changes in their
business plans and organizational management. In this environment of increasingly
volatile economy and increased competition,...
Abstract: Given the contemporary competitive environment, marked by a model of greater
liberalization of the economy, the market has required the constant changes in their
business plans and organizational management. In this environment of increasingly
volatile economy and increased competition, market forces or induces companies to
devise strategies aimed at achieving lasting competitive advantages and, therefore, seek
niche opportunities for their products and services.
Parallel to this process there has been the emergence of concern for the
environment and the incorporation of sustainable models as part of competitive strategy,
as far as perceived by firms to develop new opportunities opened up by technological
product markets are capable of generating natural advantages competitive.
Thus this thesis aims to make a case study on the strategy of diversifying the
company's innovation Industry and Trade Ltd. Natura Cosmetics, based on the
exploitation of biodiversity in order to verify that the strategies adopted create a
differentiation from the competition. It first presents a literature review on diversity
issues, sustainable development and technological innovation to make an analysis of the
outlook and strategies of technological innovation in the sector of hygiene, perfumery
and cosmetics (HPPC), to then present with Natura account of their story and market
positioning, both nationally and internationally, and from the scenario presented
detailing the qualifications and conduct of business strategies, with particular emphasis
on innovation directed to products coming from the Brazilian biodiversity. On the last
item will analyse the impact of the regulatory framework on access to biodiversity.
The choice of sector HPPC was marked by significant growth recorded by the
sector in recent years, and specifically to Natura, for being the biggest cosmetics
company with Brazilian capital, develops, manufactures, distributes and sells cosmetics,
fragrances and products personal hygiene, having a brand that is among the most
recognized in the cosmetics market in the country.
Diversificação e inovação em produtos baseados na biodiversidade : a experiência da Natura S.A.
Josilene Andrade Ramos
Diversificação e inovação em produtos baseados na biodiversidade : a experiência da Natura S.A.
Josilene Andrade Ramos