O financiamento da educação básica no Brasil : do FUNDEP ao FUNDEB
TCC
Português
TCC/UNICAMP
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
71 p.
Orientador: Gabriel Ferrato dos Santos.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar se as mudanças no financiamento da educação
básica, ocorridas na transição do FUNDEF para o FUNDEB, representaram avanços no
atendimento das necessidades e demandas da sociedade brasileira quanto ao desenvolvimento
educacional, assim como verificar...
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar se as mudanças no financiamento da educação
básica, ocorridas na transição do FUNDEF para o FUNDEB, representaram avanços no
atendimento das necessidades e demandas da sociedade brasileira quanto ao desenvolvimento
educacional, assim como verificar eventuais limites e desafios de cada fundo.
Para tanto, é necessária a análise do contexto no qual cada um dos fundos esteve
inserido, a avaliação das propostas dos formuladores e estudiosos dessas políticas de
financiamento, o detalhamento da estrutura e ferramentas construídas para sua execução e, por
fim, estudo das metas e objetivos traçados.
O cuidado dessa análise é essencial, pois os desafios, limites e resultados do
FUNDEF são também os determinantes da formulação e das características do FUNDEB.
Logo após serão apresentados os principais dados, quantitativos e qualitativos, que
testam a efetividade e eficiência de ambos os fundos para o desenvolvimento da Educação Básica
brasileira. Ao final, a conclusão apresentará a consolidação e síntese dos resultados, limites e
desafios levantados.
Abstract: The objective of this research is to analyze whether changes in the financing of basic
education that occurred in the transition from FUNDEF to FUNDEB represented progress in
meeting the needs and demands of Brazilian society in the development of education as well as
checking any...
Abstract: The objective of this research is to analyze whether changes in the financing of basic
education that occurred in the transition from FUNDEF to FUNDEB represented progress in
meeting the needs and demands of Brazilian society in the development of education as well as
checking any limitations and challenges of each fund.
Therefore, it is necessary to analyze the context in which each fund was inserted, the
evaluation of proposals for policy makers and scholars of these funding policies, the details of the
structure and tools built for their execution and, finally, study the goals.
The care of this analysis is essential because the challenges, limitations and results
FUNDEF are also determinants of the characteristics of the formulation and FUNDEB.
Soon after will present the main data, quantitative and qualitative testing the
effectiveness and efficiency of both funds for the development of basic education in Brazil. At
the end, the conclusion will present the synthesis and consolidation of results, limitations and
challenges raised.