A expansão recente das cervejarias artesanais no contexto de alta concentração do mercado de cerveja no Brasil
TCC
Português
TCC/UNICAMP
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
Orientador: Ana Lucia Gonçalves da Silva.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: A estrutura do mercado de cerveja brasileiro é um oligopólio concentrado
em três grandes cervejarias, responsáveis por 91% do mercado. Apesar
disso, registra-se o crescimento cada vez maior do número de pequenas marcas
de cerveja que coexistem com as grandes líderes. Trata-se de...
Resumo: A estrutura do mercado de cerveja brasileiro é um oligopólio concentrado
em três grandes cervejarias, responsáveis por 91% do mercado. Apesar
disso, registra-se o crescimento cada vez maior do número de pequenas marcas
de cerveja que coexistem com as grandes líderes. Trata-se de microcervejarias
que vêm ganhando força na última década, impulsionadas pelo crescimento
da renda nacional e pelo aumento do desejo do consumidor de beber
um produto mais diferenciado e refinado do que as marcas largamente encontradas
no mercado. O presente trabalho lança um olhar cuidadoso sobre os
motivos que impulsionam este movimento, cada vez mais marcante, no mercado
de cervejas brasileiro: a proliferação das microcervejarias em um ambiente
Abstract: Not informed.