Carta de Goiânia [recurso eletrônico] : uma parte da História da Educação brasileira revivida a partir de depoimentos
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP G753c
Campinas, SP : [s.n.].
1 recurso online (47 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Claudinei Lombardi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho procura reviver os debates educacionais levantados pela Carta de Goiânia, publicada em 1986. A Carta reúne um conjunto de resoluções tiradas entre os acadêmicos presentes na IV Conferência Brasileira de Educação (CBE), realizada em Goiânia, estado de Goiás. As resoluções...
Resumo: Este trabalho procura reviver os debates educacionais levantados pela Carta de Goiânia, publicada em 1986. A Carta reúne um conjunto de resoluções tiradas entre os acadêmicos presentes na IV Conferência Brasileira de Educação (CBE), realizada em Goiânia, estado de Goiás. As resoluções colocadas pela Carta referem-se às propostas educacionais dos professores ali presentes para sugerir pontos para a nova Constituição brasileira no momento em que o país passava pelo processo de redemocratização política após vinte e um anos de ditadura militar. A década de 1980 se caracterizou por demarcar um momento em que os debates sobre educação adquiriram um aspecto claramente politizado. É neste período que as questões educacionais deixaram de focar apenas na relação ensino-aprendizagem para ampliar seus horizontes entrando em questões complexas como a da educação como meio para atingir as mudanças sociais necessárias. Ao final da década, os debates acerca da nova Constituinte, aprovada em 1988 contribuíram para enriquecer as discussões sobre o papel da escola. Para reviver os debates que resultaram na Carta de Goiânia, este trabalho se utiliza de depoimentos de dois acadêmicos que participaram ativamente da elaboração deste documento. O objetivo é resgatar parte da historia que ficou nos bastidores da elaboração da Carta e revelar detalhes do pensamento acadêmico da década de 1980. Ao final do trabalho, é possível perceber como fica clara a contribuição dos relatos orais para o enriquecimento da pesquisa historiográfica, apesar da distância temporal de mais de vinte anos que separa o momento presente e o ocorrido aqui documentado. Este trabalho acredita que os depoimentos são capazes de enriquecer as pesquisas em História da Educação brasileira por abrir espaço a fatos subjetivos muitas vezes ignorados pelos documentos escritos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF