Uma reflexão sobre o currículo do curso de Pedagogia da FE/UNICAMP tomando por base sua reforma de 2008 [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP T258r
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
1 recurso online (61 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria do Carmo Martins
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho, que tem por título "Uma reflexão sobre o currículo do curso de pedagogia da FE/UNICAMP tomando por base sua reforma de 2008" busca elementos que possa responder à seguinte problematização: Por que o curso de pedagogia da FE/Unicamp, mesmo sendo esta uma Universidade de...
Resumo: O presente trabalho, que tem por título "Uma reflexão sobre o currículo do curso de pedagogia da FE/UNICAMP tomando por base sua reforma de 2008" busca elementos que possa responder à seguinte problematização: Por que o curso de pedagogia da FE/Unicamp, mesmo sendo esta uma Universidade de ponta, com todos seus professores intelectuais tem um currículo tradicional, formatado em disciplinas fragmentadas? A busca por possíveis respostas ao problema levantado passa pela abordagem de dois paradigmas da construção o conhecimento: um ilustrado pela metáfora da árvore, que trata a construção do conhecimento de forma hierarquizada e compartimentalizada em disciplinas e outro ilustrado pela metáfora do rizoma, que se contrapõe ao anterior. O trabalho é articulado em três capítulos. O primeiro traz um panorama histórico do curso de pedagogia e o segundo e terceiro capítulos abordam as dificuldades de se operar a implantação do currículo, sendo escritos a partir da leitura de dados coletados sob a lente discente e sob a lente docente respectivamente. O objetivo deste trabalho, portanto, consiste em apontar razões que fazem o curso de Pedagogia, numa instituição de vanguarda como a FE/UNICAMP ter um currículo
formatado em disciplinas, numa concepção tradicional de grade curricular.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF