Itinerários de políticas de formação inicial de professores para os anos finais do ensino fundamental e médio = a experiência de duas universidades estaduais paulistas
TESE
Português
T/UNICAMP L473i
[Itineraries of policies for basic teacher training for middle school]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
256 p.
Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Resumo: Esta investigação, de caráter exploratório, examina a organização e aprovação de propostas e programas de formação de professores para os anos finais do ensino fundamental e médio, implementadas no limiar do século XXI em duas Universidades estaduais paulistas (USP e UNICAMP) mapeando...
Resumo: Esta investigação, de caráter exploratório, examina a organização e aprovação de propostas e programas de formação de professores para os anos finais do ensino fundamental e médio, implementadas no limiar do século XXI em duas Universidades estaduais paulistas (USP e UNICAMP) mapeando possíveis indícios de rupturas em relação, seja a regulamentações produzidas pelas tecnoburocracias governamentais dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, seja a orientações vigentes até então no interior das próprias instituições acadêmicas. Para tanto, em um primeiro momento, procuramos reconstruir alguns aspectos da temática da formação de professores na Universidade pública, no contexto político e econômico mais amplo presente nas políticas educacionais dos governos, em confronto com as propostas dos educadores e professores. Em seguida, focalizamos mais especificamente a reforma das Licenciaturas no final dos anos de 1990 e no limiar do século XXI, analisando, para isso, documentos oficiais e falas de protagonistas, com o intuito de compreender melhor a convergência e a divergência de ideias e interesses ao longo do processo.
Abstract: This doctoral thesis, an exploratory, examines the organization and approval of proposals and programs for training teachers for middle school education at the turn of the 21st century in two Paulista States Universities (USP and UNICAMP) tracing possible indications of ruptures in...
Abstract: This doctoral thesis, an exploratory, examines the organization and approval of proposals and programs for training teachers for middle school education at the turn of the 21st century in two Paulista States Universities (USP and UNICAMP) tracing possible indications of ruptures in relation to either the regulations produced by governmental techno-bureaucracies of the National and State Councils of Education or the orientations existing within the specific academic institutions. At first the author reconstructs some aspects of the topic for professor training in the public university in the broader political and economic context present in the educational governmental policies in contrast to proposals by educators and professors. Afterward, the author focuses more specifically on the reformulation of teacher training certification courses at the end of the 1990s and beginning of 21st century, analyzing for this purpose official documents and discussions of protagonists with the intent of better understanding the convergence and divergence of ideas and interests present throughout the process.